Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Governo do Estado prospecta...

Governo do Estado prospecta parcerias futuras com a Finlândia

A Comitiva da Finlândia foi recebida, nesta quarta-feira (18), pela vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm. No encontro, foram tratadas parcerias futuras nos setores de educação tecnológica e formação de mão de obra. Outro ponto abordado foi o desenvolvimento do turismo de inverno, além de tecnologia da segurança e meio ambiente. A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko e a cônsul honorária Roseanne Fontana também estiveram na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) .

A vice-governadora entende que a troca de experiências internacionais pode fazer com que Santa Catarina busque novas parcerias para o desenvolvimento do mercado, principalmente o tecnológico, onde o Estado tem se destacado nacionalmente. As chamadas indústrias limpas, como o setor turístico, também estiveram na pauta de Marilisa Boehm, “pois as cidades catarinenses têm qualidades que ainda não foram exploradas na sua plenitude.”

Presente nas duas agendas da comitiva finlandesa, o secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, disse que o estado catarinense tem total interesse no ponto de vista educacional e tecnológico. “Como Santa Catarina, a Finlândia faz muito mais com menos e agrega valor ao que fazem. Com esta aproximação, o Estado passará a dar um passo maior para o processo de construção dessa parceria. A visão do governador Jorginho Mello e da vice Marilisa Boehm é a de termos mais crescimento e desenvolvimento econômico, mas sempre combinado e em equilíbrio com qualidade de vida, bem-estar e o cuidado com as pessoas, e a Finlândia tem um ótimo modelo nesse sentido.”

Para o secretário da Segurança Pública (SSP), Paulo Cesar Ramos de Oliveira, que esteve em recente missão na Finlândia com secretários de Segurança da região, a experiência orientou a SSP a se aproximar desse importante país. “Especialmente em relação à tecnologia, na organização do Estado e preservação ambiental, para que possamos avançar em Santa Catarina e no Brasil.”

Já a cônsul Honória da Finlândia, Roseanne Fontana, afirmou ser importante aproximar os países para reforçar as parcerias ganha-ganha. “Ligar pontes e criar oportunidades entre Brasil e Finlândia são objetivos desta aproximação”, explicou. O consulado tem jurisdição no Paraná e em Santa Catarina.

O secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Guilherme Dalla Costa, também participou da reunião com a vice-governadora. Na Facisc, esteve presente ainda o secretário adjunto da Indústria, do Comércio e do Serviço de SC (SICOS), Jonianderson Menezes.

Abertura de mercado

Na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a embaixadora Johanna Karanko, destacou a importância da aproximação da Finlândia de Santa Catarina para realização de negócios entre as empresas de ambos. “Nossa intenção é fazer investimentos para que aproximem nossos países.”

Segundo o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, a Federação vem construindo relações institucionais para abrir portas aos empresários em mercados promissores. “Queremos criar e fortalecer laços estratégicos para abrir as fronteiras catarinenses, seja nas relações comerciais, seja na educação, na tecnologia ou na sustentabilidade.”

Finlândia

A economia finlandesa é altamente desenvolvida e, dentre outros ramos, a sua indústria se destaca na produção de equipamentos eletrônicos. Isso que coloca a sua produção industrial e a exportação de produtos manufaturados no centro da economia finlandesa.

A Finlândia tem 5,5 milhões de habitantes, e os setores mais importantes da economia são: serviços 69%, produtos manufaturados representam 38%, 11% comidas e bebidas e 2% agricultura. São os maiores importadores de café, metais e celulose.

Texto: Gabinete da vice-governadora/SAI

Com informações: Facisc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support