Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Governo do Estado promove...

Governo do Estado promove formatura de 1,5 mil alunos do Pronatec

O governo do Estado promoveu na noite desta quarta, 11, no Centrosul, em Florianópolis, a formatura de 1,5 mil alunos dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na região da Grande Florianópolis. O evento contou com a participação da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, entre outras autoridades.

“O Brasil é um país que está crescendo, Santa Catarina é um Estado que está crescendo, e para isso é preciso de mão de obra qualificada. Nosso trabalho em conjunto é muito importante nesse sentido. O governo federal oferece e paga as vagas, mas é o governo do Estado que faz a mobilização junto às prefeituras e garante que o curso de fato aconteça e chegue para a população que precisa. Santa Catarina é um Estado com bom desempenho e é uma alegria estar aqui para fortalecer ainda mais essa parceria”, acrescentou a ministra Tereza Campello.

Aluna recebe certificado das mãos da ministra Tereza Campello. Foto: Neiva Daltrozo/Secom

>>> Acesse a Galeria de Fotos

Na formatura desta quarta, foram entregues diplomas para 1,5 mil alunos que concluíram os cursos em cidades da Grande Florianópolis. “Já conseguimos perceber a mudança na vida das pessoas que participaram destas turmas, que já estão conseguindo emprego ou virando pequenos empresários”, discursou Lucas Jacques, que foi escolhido orador da turma. Lucas mora em Palhoça e já fez o curso de panificador, está fazendo agora o de confeiteiro e sonha em abrir a própria empresa em breve.

Outro aluno escolhido para discursar foi Márcio André Cipriano de Oliveira, que terminou o curso de organização de eventos e, junto a outros alunos da turma, montou uma cooperativa para promoção de eventos. “O curso superou todas as minhas expectativas e tenho recomendado que outras pessoas também façam o Pronatec. Acredito que a profissionalização é o melhor caminho para quem quer entrar no mercado de trabalho”, declarou.

Pronatec em SC

O governo do Estado aderiu ao programa federal Pronatec Brasil Sem Miséria (BSM) em 2012. Em Santa Catarina, a SST coordena a articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Em 2012, foram 22 mil vagas e 19 mil inscritos em 245 municípios catarinenses, com R$ 31 milhões de investimentos do governo federal. Neste ano, foram 69 mil vagas, 39,8 mil matriculados em 284 municípios, com investimentos de R$ 110 milhões.

“Temos aqui no Estado o depoimento de pessoas que devolveram o cartão do Bolsa Família depois que fizeram os cursos do Pronatec e se qualificaram, de pessoas com mais de 60 anos que voltaram a estudar e que agora estão trabalhando para complementar a renda. Essa é uma parceria muito importante para toda a sociedade e que recebe atenção especial do governo do Estado de Santa Catarina”, afirma o secretário da pasta, João José Cândido da Silva.

Projeção para 2014

Para 2014, a previsão é de que os 295 municípios do Estado tenham aderido ao programa. A estimativa inicial é de 62 mil vagas, mas com perspectiva de aumentar para 97 mil vagas até o final do ano. Entre os cursos mais procurados, estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.

Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal, e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social dos municípios.

A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e podem participar alunos com idade partir de 16 anos. Em Santa Catarina, os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça o download

Informações adicionais:
Alexandre Lenzi
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-4350

Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support