Governo do Estado promove encontro para debater integração com a Argentina
Assuntos de interesse comum da fronteira de Santa Catarina com a Argentina são discutidos no Encontro de Integração Transfronteiriça entre Santa Catarina e Misiones nos dias 26 e 27 de abril, em Dionísio Cerqueira. Participaram do evento representantes do Governo de Santa Catarina e da Província de Missiones (Argentina), além de universidades da região e o Sebrae. A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga esteve representada pelo secretário executivo Miguel Schneider e a gerente de planejamento regional e apoio a políticas públicas Camylle Schäfer.
Entre os temas em destaque, esteve a ampliação da oferta de ensino bilíngue (português e espanhol) em todas as escolas públicas de educação básica, objetivo estabelecido no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF-SC). O documento foi elaborado em 2012 por 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio do Sebrae.
Outros assuntos na pauta foram a implantação de um gasoduto para disponibilizar gás natural para a matriz produtora do território da faixa de fronteira e a reedição do Convênio Marco de Cooperação entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Misiones, firmado entre as partes em 2003, sem vigência atualmente. O acordo permite mais aproximação econômica e social das populações vizinhas.
O Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira, instalado em agosto de 2013 pela Secretaria de Estado do Planejamento, conta com oito câmaras temáticas que tratam das prioridades apontadas pelo Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina PDIF/SC: Saúde, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Logística, Agricultura, Pecuária e Pesca, Controle e Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico, Turismo Esporte e Lazer.
A região da faixa de fronteira abrange 85 municípios catarinenses distantes até 150 quilômetros da linha divisória com a Argentina. Na área de 21.002 quilômetros quadrados vivem 828.368 habitantes, o que corresponde a 13,26% da população total de Santa Catarina.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}