Corpo do secretário João José Candido da Silva é cremado na manhã desta segunda-feira, em Balneário Camboriú
Foto: James Tavares/ Secom
Honras militares foram prestadas como uma última homenagem ao secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Capital, nesta segunda-feira, 10. Logo após, o corpo foi levado em cortejo para Balneário Camboriú, onde ocorreu a cremação. Candido foi vítima de um infarto por volta das 4h30min de domingo, em sua residência, no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis.
O governador Raimundo Colombo decretou luto oficial de três dias no Estado. Colombo, que participou do velório do secretário, de quem era amigo pessoal, disse que é uma grande perda para Santa Catarina. “Foi uma vida inteira dedicada a serviço da sociedade como médico e gestor público. Cândido era uma pessoa extraordinária. Ele sempre se preocupava com o bem estar das pessoas.”
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira lembrou que conheceu o secretário João José Candido em Brasília, na década de 1980, quando ele trabalhava no Ministério da Saúde. Na época Pinho Moreira exercia o mandato de deputado federal. “Tinha nele um grande exemplo de homem, tanto na vida pública quanto na pessoal, com seus familiares e amigos. Deixa um grande legado de trabalho e realizações pelo Estado.”
João José Candido da Silva
Nascido em Blumenau em 1948, Candido da Silva formou-se em Medicina pela UFSC. Foi médico do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e era especialista em medicina desportiva. Possuía ainda especialização em Administração Hospitalar pela FGV/SP e mestrado em Administração pela UFSC, além de ser professor universitário na UFSC há 38 anos.
Durante 13 anos trabalhou em Brasília nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.
No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários (HUs). Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).
De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012, quando assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download
Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460