Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Corpo do secretário João...

Corpo do secretário João José Candido da Silva é cremado na manhã desta segunda-feira, em Balneário Camboriú

Foto: James Tavares/ Secom

Honras militares foram prestadas como uma última homenagem ao secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Capital, nesta segunda-feira, 10.  Logo após, o corpo foi levado em cortejo para Balneário Camboriú, onde ocorreu a cremação. Candido foi vítima de um infarto por volta das 4h30min de domingo, em sua residência, no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis.  

O governador Raimundo Colombo decretou luto oficial de três dias no Estado. Colombo, que participou do velório do secretário, de quem era amigo pessoal, disse que é uma grande perda para Santa Catarina. “Foi uma vida inteira dedicada a serviço da sociedade como médico e gestor público. Cândido era uma pessoa extraordinária. Ele sempre se preocupava com o bem estar das pessoas.”

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira lembrou que conheceu o secretário João José Candido em Brasília, na década de 1980, quando ele trabalhava no Ministério da Saúde. Na época Pinho Moreira exercia o mandato de deputado federal. “Tinha nele um grande exemplo de homem, tanto na vida pública quanto na pessoal, com seus familiares e amigos. Deixa um grande legado de trabalho e realizações pelo Estado.”

João José Candido da Silva

Nascido em Blumenau em 1948, Candido da Silva formou-se em Medicina pela UFSC. Foi médico do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e era especialista em medicina desportiva. Possuía ainda especialização em Administração Hospitalar pela FGV/SP e mestrado em Administração pela UFSC, além de ser professor universitário na UFSC há 38 anos.

Durante 13 anos trabalhou em Brasília nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.

No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários (HUs). Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).

De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012, quando assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail:  bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support