Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Governo do Estado orienta...

Governo do Estado orienta gestores municipais do Oeste em projetos de combate à fome

Os representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) participam nesta terça-feira, 16, de uma reunião com os gestores municipais das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Maravilha (SDR) e de Chapecó sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Além disso, a SST fará o acompanhamento do programa de cisternas na região.  As reuniões ocorrem na sede das respectivas SDRs. Em Maravilha o encontro começa às 9h, e em Chapecó, a partir das 14h.

Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom

“A participação dos municípios é fundamental para que se possa promover a inclusão social de fato no Estado”, disse a Secretária Executiva de Políticas Sociais e Combate à Fome, Graça Fontes. Em Santa Catarina, a Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Combate à Fome é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). Participam da reunião a Secretária Executiva de Políticas Sociais e Combate à Fome, Graça Fontes, e o Secretário Adjunto da SST, Eleudemar Rodrigues.

A equipe da SST apresentará o PAA. O governo do Estado aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em janeiro deste ano. Desde então, a Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Combate à Fome do Estado mobiliza os municípios para que o público-alvo seja identificado e para que o PAA seja executado.

O objetivo é a promoção do abastecimento alimentar local oferecidos pela agricultura familiar como estratégia de combate à fome e à desnutrição. Os produtos serão adquiridos de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais que possuam a Declaração de Aptidão (DAP) do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os alimentos adquiridos serão distribuídos a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por programas de promoção de segurança alimentar e nutricional, em especial a Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (Redesan), composta por restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos; além de entidades socioassistenciais.

Cisternas – O programa cisternas também é tema da reunião. A SST fará o acompanhamento do convênio para verificar as dificuldades dos municípios e prestar informações. O programa cisternas beneficia famílias incluídas no CadÚnico, residentes no meio rural, que estejam em assentamentos rurais, quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais, com dificuldades de acesso à água.

Cada cisterna pode armazenar até 16 mil litros de água; o suficiente para as necessidades de uma família de cinco pessoas (para beber, cozinhar e preparar alimentos) durante oito meses sem chuvas. As estruturas são cobertas e equipadas com um sistema de calhas para aproveitar a água da chuva que escorre dos telhados das casas. Serão construídas 4.908 cisternas em 79 municípios do Oeste e Extremo-Oeste.

Sisan – Outro assunto da reunião será o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O Sisan é um sistema público, que possibilita a implantação das políticas de segurança alimentar e nutricional e tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável. Os municípios que desejarem participar do Sisan devem formalizar a adesão. Os requisitos mínimos para adesão são a instituição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional; a criação da Lei Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; além de assumir o compromisso da elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Serviço:

O que? Apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e do programa de cisternas.

Quando? 16 de julho. A partir das 9h em Maravilha e a partir das 14h em Chapecó.

Onde? SDR de Chapecó, localizada na rua Nereu Ramos, 31 E – 4o e 5o andares – centro – Chapecó e SDR de Maravilha, localizada na Rua José de Anchieta, 199 – Centro – Maravilha.

Informações adicionais:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3229-3753 ou 3229-39-06 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support