Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Governo do Estado lança...

Governo do Estado lança edital para obras da macroadutora do Rio Chapecozinho

Em ato com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, e do presidente da Casan, engenheiro Valter Gallina, além de prefeitos da região, será realizado, nesta sexta-feira, 4, o lançamento do edital de licitação para as obras de implantação da macro adutora de água do Rio Chapecozinho. O ato acontece às 12h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó.

O projeto, com investimento total de R$ 200 milhões, em parceria com o governo federal, cria o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta a partir da implantação de uma adutora de um metro de diâmetro e 57 quilômetros de extensão, garantindo fornecimento de água para os próximos 50 anos, principalmente em épocas de estiagem.

“O investimento é histórico e representa o maior volume de recursos já aplicado num projeto estruturante de ampliação do abastecimento de água no Estado pela empresa em parceria com os governos federal e estadual”, destaca o presidente da Casan, Valter Gallina. Segundo ele, também será uma das maiores adutoras em construção atualmente no país em diâmetro e extensão. O projeto básico e executivo da obra já está concluído e o objetivo agora com os recursos já garantidos é agilizar o processo de licitação para que a obra seja iniciada entre o final deste ano e o inicio de 2015.

O projeto prevê ainda a construção de uma estação de tratamento de água com capacidade de vazão de 1.252 litros por segundo, próxima a captação no Rio Chapecozinho, e dois reservatórios nas cidades de Xaxim (3,5 milhões de litros) e Xanxerê (6 milhões de litros).

Só o projeto executivo teve custo de R$ 1,361 milhão. Os recursos foram assegurados junto ao Ministério da Integração Nacional via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-2. A nova captação de água vai beneficiar uma população atual de cerca de 350 mil habitantes dos quatro municípios abrangidos no projeto que vinha sendo objeto de estudos e desenvolvimento pela Casan há mais de cinco anos.

Faça aqui o download da imagem.

>>> Leia tambémGovernador participa de inaugurações, formatura de policiais e anuncia novas obras em Chapecó nesta sexta

{article Carlos Mello Gonçalves – Casan}{text}{/article}