Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Governo do Estado lança...

Governo do Estado lança a 53°edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina

O governador Raimundo Colombo participou, na noite desta terça-feira, do lançamento oficial da 53°edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Este ano, os jogos acontecerão em Blumenau, de 20 a 30 de novembro.

Foto: James Tavares/Secom. Mais imagens na galeria de fotos

 Os Jasc são uma promoção da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da Prefeitura Municipal de Blumenau. A 53ª edição dos Jogos terá a participação de 177 municípios, incluindo as fases microrregionais, regionais e estadual. O número equivale a 60% do total de municípios do Estado.

A briga pela classificação entre os municípios começou este mês com a disputa micro em Lages, sede de uma classificatória do Centro-Oeste. Em seguida virão as etapas microrregionais Oeste, Leste-Norte e Sul. Depois, a partir de setembro, a competição entra nas etapas regionais, e por fim, de 20 a 30 de novembro, em Blumenau, ocorrerá a fase estadual.

Cerca de 5 mil atletas deverão disputar na fase estadual as modalidades de atletismo, basquetebol, bocha rafa vollo, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ciclismo, handebol, judô, futebol, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, voleibol, vôlei de praia, tiro e xadrez, punhobol e remo

De acordo com o regulamento dos Jasc de cada micro se classifica para a etapa regional os três primeiros classificados, além do quarto colocado da microrregional que tiver o maior número de municípios participantes em um total de 12. As disputas das fases regionais começam no período de 17 a 22 de setembro, com a etapa regional Oeste, cuja sede será em São Miguel do Oeste. No mesmo período ocorrerá a etapa Centro-Oestre nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna.

Criciúma será a sede da etapa Sul, enquanto que a etapa Norte, a ser realizada de 8 a 13 setembro, aguarda a definição da cidade-sede. Para garantir classificação à etapa estadual dos Jasc o município tem que ser campeão ou vice de uma modalidade na etapa regional que disputou. De acordo com o regulamento da competição, o campeão dos Jasc do ano anterior e a cidade-sede tem direito assegurado em participar da etapa estadual dos Jasc. Os atuais campeões estaduais dos Jasc são Florianópolis, que conquistou o troféu no ano passado em Caçador.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support