Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governo do Estado viabiliza...

Governo do Estado viabiliza Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O Governo do Estado investirá R$ 400 mil na realização do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) 2015, que será sediado em Joinville entre os dias 20 e 22 de setembro na Expoville. O anúncio foi feito pelo secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, durante a reunião do conselho da Associação Comercial Industrial de Joinville (ACIJ), nesta segunda-feira, 3.

Foto: Rafael Paulo/Assuntos Internacionais

>>> Galeria de fotos

“O Governo do Estado apoia o encontro e o vê como um dos principais eventos do calendário catarinense deste ano”, avalia Virmond. “A presença dos empresários alemães abrirá novas frentes de negócios e oportunidades de parcerias e cooperações que serão importantíssimas para impulsionar a economia de Santa Catarina”, concluiu.

A programação do evento foi apresentada pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte. No primeiro dia, ocorrerá a cerimônia de entrega do prêmio para personalidades dos dois países. Este evento é destinado para associados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e convidados especiais.

No segundo dia, a sessão de abertura terá o tema “Cooperação para Superar Desafios”, seguida do painel “Políticas Econômica e Comercial”. À tarde, serão realizados os fóruns “Inovação para o Futuro”, “Bioeconomia e Biotecnologia”, “A digitalização da Economia” e “Desafios Enfrentados pelas Cidades”. A agenda do dia se encerra com a apresentação do Escola do Teatro Bolshoi do Brasil.

Na manhã do último dia, haverá encontros de negócios em diferentes setores, como alimentos e bebidas, energia, software e metal-mecânico, em paralelo aos fóruns “Mobilidade e Conectividade”, “Saúde”, e “Energia e Infraestrutura”. Para a tarde do último dia, foram oferecidas inscrições para visitas a quatro empresas e entidades da região de Joinville: a BMW, o Porto de Itapoá, o Perini Business Park e o Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura.

“Neste período de crise, esta é uma boa oportunidade de buscarmos e conhecermos outras realidades, outros empresários, e buscarmos parcerias”, disse o presidente da Fiesc.

A expectativa da organização é de que aproximadamente mil participantes se inscrevam no evento. Até o momento, foram contabilizadas cerca de 300 inscrições, 100 delas de empresários alemães. Segundo Côrte, os números devem subir nos próximos dias, superando a participação alemã dos encontros anteriores. “Queremos fazer o melhor Encontro Brasil-Alemanha aqui no Brasil e aqui em Joinville”, encerrou Côrte.

Para a iniciativa de recepção e intercâmbio entre empresários brasileiros e delegações da Alemanha, o Business Host, já são 38 interessados. As inscrições para o EEBA 2015 e suas atividades podem ser feitas pelo site www.eeba2015.com.br.

O EEBA é realizado desde 1982 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI), a associação da indústria alemã. A cada ano, o evento é realizado em uma cidade diferente, alternando Brasil e Alemanha. Santa Catarina sediou os encontros de 1994, em Florianópolis, e de 2007, em Blumenau.

Também participam da organização a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), com apoio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Joinville.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504