Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governo do Estado inicia...

Governo do Estado inicia distribuição de sementes de milho do Programa Terra Boa

Foto: Aires Mariga/Epagri

A partir desta segunda-feira, 5, a Secretaria de Estado da Agricultura inicia a distribuição de 140 mil sacos de sementes de milho do Programa Terra Boa, a medida e deve atender cerca de 35 mil produtores rurais. O Governo do Estado investiu mais de R$ 24,7 milhões para incentivar a produção de milho em Santa Catarina, principal insumo de ração animal.

“Parte dos custos dessas sementes que estão com um preço bastante elevado, conforme a tecnologia, tem um subsídio do Governo do Estado. Ao invés do agricultor desembolsar o pagamento dessa semente ele vai fazer a troca e pagar na safra com produção. Isso incentiva o plantio e nos auxilia a diminuir a dependência do milho de fora, com preços mais justos” destaca o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

O estado é um dos maiores importadores de milho do Brasil. São consumidos aproximadamente sete milhões de toneladas por ano para alimentação animal. Dessas, cinco milhões de toneladas são trazidas de outros estados e países, por isso um dos grandes objetivos do Terra Boa é incentivar a produção de grãos em Santa Catarina.

O Programa também apoia a aquisição de sementes de milho de alto valor genético, que geram um rendimento maior por hectare plantado, essas representam mais de 70% das sementes retiradas pelos produtores. Com o Terra Boa, o agricultor recebe até cinco sacos de semente e devolve em sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita. O tipo e o nível tecnológico definem a proporção de troca.

Esta é uma das políticas públicas mais tradicionais do meio rural de Santa Catarina e resulta de um convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro). A partir desta segunda-feira, 5, após obterem as autorizações na Epagri dos municípios, os agricultores estão aptos fazer a retirada nas cooperativas ou casas agropecuárias credenciadas.

Secretaria de Estado da Agricultura
Paulo Henrique Santhias | imprensa@agricultura.sc.gov.br
(48) 3664-4418

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support