Governo do Estado incentiva jovens a permanecer no campo
Um dos exemplos práticos vem da regional de Itapiranga. O jovem Guilherme Schlickmann (18 anos), reside e trabalha na propriedade dos pais na comunidade de São Ludgero, interior de Itapiranga. Ele é mais um dos catarinenses que escolheram o campo para viver e trabalhar. Com muita dedicação e o uso de novas tecnologias, ele está sempre atento às novidades para melhorar e ampliar a produção agrícola. Cursando o segundo semestre em Agronomia, na Fai Faculdades, Guilherme também participa de programa do Governo do Estado, por meio da Epagri, que incentiva e oferece um subsídio de 50% para compra de computadores. A vida na roça agora desperta o interesse dos jovens que não precisam mais se mudar para a cidade para prosperar e ter qualidade de vida.
Guilherme se enquadrou no programa de Empreendedorismo e Inclusão Digital que atende agricultores com idade entre 16 e 29 anos, podendo contrair financiamentos de até R$ 3 mil, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), para compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras. O prazo para pagamento será de até três anos, com parcelas anuais e sem juros, sendo que a Secretaria da Agricultura concede desconto de 50% no valor das parcelas se os pagamentos forem feitos até o dia do vencimento.
Entre os critérios para se beneficiar, está participar da capacitação em Empreendedorismo e Inclusão Digital no âmbito do Programa SC Rural e/ou pertencentes às famílias beneficiárias dos projetos estruturantes apoiados pelo Programa SC Rural, ou ainda filhos de agricultores familiares que residam na propriedade rural. Junto com o kit de informática os jovens recebem softwares de gestão de propriedades agrícolas desenvolvidos e utilizados pela Epagri.
Na tarde de segunda-feira, 10, o responsável pelo escritório da Epagri, Luiz Espindola, acompanhado do gerente de agricultura da SDR Itapiranga, Zaclir Stolarski, efetuou visitas técnicas deslocando-se também até a propriedade da família Schlickmann na comunidade de São Ludgero, localidade situada na fronteira com a Argentina. As principais atividades da propriedade são o gado leiteiro, gado de corte e suinocultura. Além de aprimorar as técnicas para essas atividades, o curso oferecido pela Epagri, capacita para a fruticultura, inclusive, ensinando novas técnicas de plantio e podas.
Desde o início do Programa, em 2013, o Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura já investiu mais de R$ 3,8 milhões em financiamentos para 1.592 jovens. Até agora foram adquiridos 1.492 notebooks, 70 computadores de mesa, 867 impressoras e 377 kits internet e acessórios.
Os incentivos do Governo do Estado aos jovens empreendedores buscam combater o histórico problema do êxodo rural e o envelhecimento da população do campo. Na década de 1950, 77% da população total de SC estava no meio rural. Hoje são apenas 16%. Por meio de capacitação técnica, os programas catarinenses estimulam a liderança, o espírito empreendedor e a sustentabilidade dos jovens, desenvolvem iniciativas que agreguem valor aos produtos catarinenses e inserem os produtores no mundo digital.
Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga