Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Governo do Estado inaugura...

Governo do Estado inaugura Sala Lilás em Jaraguá do Sul

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) inaugurou nesta segunda-feira, 18, a Sala Lilás de Jaraguá do Sul. Localizada na Delegacia de Polícia de Comarca (DPCo), o espaço é destinado a atender mulheres em situação de violência. Essa é a 29ª Sala Lilás ativada no estado.

A Sala Lilás permite um atendimento especializado e humanizado às mulheres que sofreram violência física e sexual, evitando que a vítima fique exposta na delegacia. 

A arquitetura contempla uma necessidade básica da vítima de violência: o acolhimento e a garantia de segurança. Como muitas vezes a mãe chega à unidade policial, acompanhada dos filhos, a sala tem uma brinquedoteca, área reservada para receber criança. Equipado com biblioteca, jogos e brinquedos, a espaço traz conforto para a criança enquanto a mãe faz o seu relato à autoridade policial.

Em Santa Catarina, a PCSC mantém uma série de programas que envolvem informação, proteção e repressão aos crimes envolvendo violência contra a mulher. Dentro do programa PC por Elas, as Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e Idoso (DPCAMI) – são 32 unidades policiais no estado – além do atendimento e investigação das ocorrências, têm uma atuação constante junto à comunidade. As DPCAMI promovem ações não só para mulheres, mas também para adolescentes, com objetivo de disseminar a informação para conscientizar os grupos sobre quais os tipos e os ciclos da violência. 

As unidades policiais também estão integradas aos demais órgãos que formam a rede de proteção para que a mulher, vítima de violência, acesse os serviços públicos que auxiliam na retomada do comando de sua vida.

No último dia 4 de março, a PCSC lançou o programa A Mulher Tem Voz que prevê ações de proteção e orientação em espaços de entretenimento com treinamento dos colaboradores de bares, restaurantes, por exemplo, para acolher e buscar ajuda em casos de violência ou assédio contra mulheres.

Outra ação interessante é Papo de Homem – conduzido por um policial civil destina-se a promover a reflexão entre homens que cometeram algum tipo de agressão de menor potencial ofensivo.

Importante ressaltar que a Polícia Civil de Santa Catarina atende mulheres vítimas de violência doméstica 24 horas por dia por meio da Delegacia Virtual (pc.sc.gov.br), que pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer tempo. 

Na Delegacia Virtual, as vítimas podem fazer o Boletim de Ocorrência e, inclusive, pedir medidas protetivas que são imediatamente encaminhadas ao Poder Judiciário, uma ferramenta muito eficiente e pioneira no país.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PCSC

Assessoria de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support