Governo do Estado inaugura central de videomonitoramento de Taió
A central de videomonitoramento foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira, 17, no quartel da Polícia Militar de Taió. A central recebeu 10 câmeras padrão Full HD, e a transmissão das imagens é feita por rede de fibra ótica. O total de investimentos foi de R$ 247,8 mil, com recursos da Secretaria de Segurança Pública, através do programa Pacto da Segurança, e a contrapartida da prefeitura municipal.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, trata-se de uma ferramenta de apoio ao trabalho policial, potencializando as ações de vigilância. “O sistema funciona como uma importante ferramenta de apoio ao policiamento, que agrega tecnologia e modernidade”, destaca Grubba. Uma das novidades do sistema é que permitirá um trabalho com foco na investigação policial, uma vez que as imagens monitoradas são compartilhadas com as delegacias de polícia.
O secretário Grubba também enfatiza as parcerias com as prefeituras municipais, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços. “Santa Catarina segue uma tendência mundial. Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional”, afirma o titular da SSP.
O secretário Tiago Maestri destacou que a presença das câmeras no município é um ganho muito importante no trabalho de prevenção e identificação de possíveis crimes. O prefeito Hugo Lembeck disse que a instalação dos pontos de monitoramento foi definida após discussão com a sociedade e a Polícia Militar. Na oportunidade, Lembeck solicitou maior efetivo policial no município.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}