Governo do Estado habilita frigoríficos do Extremo Oeste ao mercado nacional
A descentralização que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) firmou para certificação das empresas catarinenses que utilizam matéria-prima de origem animal é referência nacional. A Cidasc habilita os pequenos frigoríficos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Essa habilitação dá à empresa condições de comercializar seus produtos em todo o território nacional.
A inspeção de produtos de origem animal pelo (Sisbi) impõe altos padrões de segurança sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, dando garantias ao consumidor. Na manhã de sábado, 21, em Iporã do Oeste, aconteceu a entrega dessa certificação ao Frigorífico Europa de Iporã do Oeste e ao Cedro Frigor de São José do Cedro. O programa é pioneiro no país e já comtempla 23 plantas em Santa Catarina. O ato foi prestigiado por várias autoridades municipais, regionais e do estado.
Na oportunidade a Cidasc efetuou a entrega de certificado de Inspeção Estadual à empresa familiar de produção de ovos de linha São Ludgero, interior de Itapiranga. O certificado foi entregue ao sócio proprietário, Sr. Aloísio Follmann. O Governo do Estado por meio do trabalho descentralizado da Cidasc vai contemplar nos próximos dias vários outros empreendimentos da regional de Itapiranga com a certificação do Sisbi que igualmente possibilitará ampliar o mercado em todo território nacional.
Fizeram uso da palavra o secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, o prefeito de Iporã do Oeste, Ilton Vogt, o deputado federal, Valdir Colatto, o presidente estadual da Cidasc, Enori Barbieri, o fiscal federal agropecuário, Dr. Elias Chagas, o coordenador de inspeção da Cidasc de SMO, Milton Kasper, o gestor regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, sócio proprietário da Cedro Frigor, Cleber Scalco, sócio proprietário da empresa familiar, Aloísio Follmann e o sócio proprietário da Eurofrig, Davi Eyng.
O secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, afirmou que é normal que os projetos pilotos do agronegócio catarinense iniciem no Extremo Oeste e destacou a importância desse acontecimento para Santa Catarina. “O sucesso dessa iniciativa é fruto do engajamento e da integração entre os diversos órgãos públicos em nossa região”.
O agricultor de Itapiranga, Aloísio Follmann, coordena junto com sua família uma microempresa de produção de ovos e agora foi contemplado com o serviço de inspeção estadual. “É um dia de muita alegria, mas também inicia-se um novo desafio. Com a ajuda da equipe da Cidasc e da ADR Itapiranga temos agora a oportunidade de ampliar o mercado para outras regiões”, comenta.
O sócio proprietário da Eurofrig, Davi Eyng, não esconde a felicidade e a satisfação em poder comercializar os produtos para todo o país e enaltece a importância da parceria e o trabalho integrado com vários órgãos públicos. “O cumprimento das nossas obrigações e o trabalho de parceria com a Cidasc resultou nessa bela conquista. A projeção de ampliar o mercado é muito grande e isso nos deixa bastante otimista”.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}