Governo do Estado faz parceria com grupo italiano para desenvolver projetos de eficiência energética
A Celesc assinou nesta quinta-feira, 10, em Florianópolis, um acordo de Cooperação Técnica com o grupo italiano Dolomiti Energia para desenvolvimento de projetos e prospecção de novos negócios nas áreas de eficiência energética e geração distribuída. Este é o primeiro acordo internacional firmado pela companhia. O termo foi assinado pelo governador Raimundo Colombo, presidente da Celesc, Cleverson Siewert, governador da Provincia Autonoma Di Trento, Ugo Rossi, e pelo presidente da empresa Dolomiti, Rudi Oss.
“Itália e Santa Catarina têm muito em comum e muitos dos nossos imigrantes são de origem italiana. Essa parceria é uma grande oportunidade de avançarmos, em conjunto, em tecnologia, informação e energia elétrica. É uma aproximação com troca de informações e parcerias, que vai trazer benefícios duplos. Estamos otimistas com esse avanço, que é significativo”, disse o governador Raimundo Colombo.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Com o termo, firmado com o grupo italiano Dolomiti Energia, o primeiro projeto a ser implementado é a instalação de placas fotovoltaicas nos edifícios-sede da Polícia Federal, da Fiesc, do IFSC e do C-Pack. A partir da instalação das placas, será medido o potencial de captação solar e eficiência dos equipamentos que são produzidos pela própria Dolomiti.
O segundo trata de parceria para teste de tecnologia de monitoramento remoto e utilização de lâmpadas de led na iluminação pública. O terceiro trata de estudos para desenvolvimento de projetos de urbanização primária, com planejamento articulado e instalação integrada para disponibilizar serviços públicos de energia elétrica, água, saneamento e gás natural.
A história do Grupo é uma referência para a Celesc do ponto de vista empresarial e estratégico e vem ao encontro do que prevê o Plano Diretor da Empresa para diversificação da matriz energética de Santa Catarina e desenvolvimento de novos negócios por meio de sinergias operacionais e parcerias estratégicas.
“A Celesc é uma empresa pública do Estado e atua muito em distribuição de energia, mas desde 2011 procuramos transformar o perfil da companhia, com mais geração e transmissão. E para isso, essas novas experiências que estamos construindo têm sido fundamentais. Hoje é a nossa primeira parceria internacional ao longo de 60 anos de história. Tenho certeza que vai agregar de forma efetiva para que possamos construir esse novo perfil e continuar atendendo bem a sociedade catarinense”, explicou o presidente da Celesc.
O grupo Dolimiti é uma estatal controlada pelo Governo da Província Autônoma do Trento que iniciou sua trajetória empresarial como distribuidor de energia. Com o crescimento dos negócios e diversificação das atividades, passou a ser responsável também pelos serviços de geração de energia, distribuição de gás natural, fornecimento de água, saneamento e iluminação pública para a província.
Para o governador italiano, a parceria é muito importante, pois se trata de dois territórios distantes, mas similares culturalmente e economicamente e com um projeto de desenvolvimento parecido. “Além das relações econômicas e empresariais, queremos desenvolver as relações culturais com faculdades, institutos científicos. Hoje foi um dia muito especial para nós”, destacou.
O interesse em celebrar a parceria entre os dois grupos foi se consolidando a partir de encontros realizados há pouco mais de um ano entre a empresa, os diretores do grupo e representantes do consulado italiano no Brasil. “É de grande importância social, cultural e industrial. É uma aliança que vai apresentar muitos resultados positivos”, salientou o presidente da Dolomiti, Rudi Oss.
Este acordo é o primeiro no qual a Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) atua como interveniente após revisão do decreto que determina que protocolos, contratos, convênios e cooperações internacionais, firmados por órgãos e entidades ligadas ao Poder Executivo, sejam assinados em parceria com a SAI. “A atuação conjunta da SAI com os demais órgãos do governo estadual fortalece as relações internacionais em Santa Catarina”, avaliou o secretário da pasta, Carlos Adauto Virmond. Também acompanhou o ato o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ênio Branco.
Cooperação entre SC e Trento
O governador Colombo e o secretário Virmond também assinaram um protocolo de cooperação com o presidente Província Autônoma de Trento, Ugo Rossi. A intenção é promover o intercâmbio cultural e a troca de informações nos setores do turismo, agricultura, saúde, segurança e educação.
“A cooperação deixará Santa Catarina e Trento ainda mais próximas culturalmente e nos dará a oportunidade de posicionar o estado como porta de entrada para investimentos e parcerias dos trentinos no Brasil”, comemorou Virmond.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}