Governo do Estado expande colégio militar em Santa Catarina e inaugura sétima unidade em Chapecó
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O governador Jorginho Mello inaugurou nesta sexta-feira, 7, o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), em Chapecó. Essa é a sétima unidade do modelo e vai funcionar em formato compartilhado, na mesma estrutura utilizada pela Escola Educação Básica Professora Zitta Flach. Os 131 alunos já matriculados vão formar duas turmas de 6° ano e duas turmas de 7° ano, ambas no turno vespertino.
“Há uma demanda muito grande por escolas desse modelo, militares ou cívico-militares. Porque ela resgata cidadania, disciplina, educação, valores e dá uma base muito boa pra vida. Então por isso que a procura é tão grande. E Chapecó merece, é um município importante, tem o que é preciso para receber essa unidade: tem número de alunos, equipamentos e tem policial e bombeiro para trabalhar”, comemorou o governador Jorginho Mello.
Os alunos foram selecionados em um processo seletivo aberto para toda a comunidade pelo site da Polícia Militar. Todos os professores serão policiais e bombeiros militares. Esta é a 7ª unidade do CFNP no Estado. O modelo já está presente em Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul
“É um grande presente do governador Jorginho Mello para a região Oeste e todas as famílias. Porque na nossa rede não é oferecido só o ensino, nós trabalhamos as pessoas de bem, cidadãos para o futuro. E valores e virtudes que a gente olha meio perdidos aí pela sociedade, nós trabalhamos aqui intensamente”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato.
A secretária de Estado interina da Educação, Patrícia Lueders, destacou a importância da relação com a Polícia Militar. “A parceria é fundamental. O governador Jorginho Mello presa e nos deu essa missão para esse resgate de valor, de cidadania e amor pela nossa pátria. Inaugurar mais uma escola militar, a sétima de Santa Catarina, além das cinco cívico-militares é um grande orgulho”, disse.
Durante o evento, houve a assunção de direção da Unidade de Chapecó do CFNP pelo major José Luiz Valério. Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, a deputada federal Caroline de Toni, o deputado estadual Altair Silva, o vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, além do comandante da Academia da Polícia Militar da Trindade, coronel Cleber Pires.
Sobre o Colégio Feliciano Nunes Pires
O Colégio Policial Militar foi criado em 15 de março de 1984, por iniciativa do então comandante-geral da PMSC, coronel Sidney Carlos Pacheco. No início, ingressavam apenas alunos do sexo masculino que estudavam em período integral e tinham expectativa de seguir a carreira militar. Em 1991, foram abertas inscrições também para alunas, formando a partir de então, um corpo discente misto. Já em 1998, o Colégio Policial Militar passou a se chamar Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, em homenagem ao presidente da Província de Santa Catarina que, em 1835, fundou a PMSC. Com 41 anos de história, oferece ensino fundamental e médio para crianças e jovens, em conformidade com as legislações brasileiras e diretrizes do ensino público do Estado. O CFNP tem 2.262 alunos matriculados nas sete unidades do estado.