Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo do Estado estuda...

Governo do Estado estuda linha de cuidado ao paciente oncológico

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e a equipe técnica da SES, estiveram nesta terça-feira, 23, em reunião com a direção-geral do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e a Fahece, em Florianópolis.

Durante o encontro, a equipe deliberou sobre procedimentos para qualificar a linha de cuidado ao paciente com câncer e ampliar o serviço prestado à população.

A secretária equanto deputada, criou a Lei dos 30 dias, e agora está trabalhando para efetivar que essa legislação seja cumprida.

A Lei dos 30 dias (13.896/2019) estabelece que, em caso de suspeita de neoplasia maligna, o paciente deve realizar os exames diagnósticos em até 30 dias.

Também está em vigor a Lei dos 60 dias (12.732/2012) que garante a realização da cirurgia para pacientes com confirmação de câncer em até 60 dias.

O diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet, reforçou que a instituição tem feito contratações e investimentos para ampliar o número de atendimentos aos pacientes com câncer.

Há ampliação no número de médicos na oncologia clínica e também otimização nosso centro cirúrgico, o que tem permitido recordes de procedimentos este ano.

A secretária também vistoriou a obra de um espaço que será usado para estruturar o Laboratório Anatomo-Patológico e salas de apoio administrativo. Com a nova área, a unidade vai ganhar espaço para ampliar 18 novos leitos de internação.

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support