Governo do Estado entregou subvenção do Seguro Agrícola da Maçã nesta sexta em São Joaquim
Este ano mais de mil produtores rurais de Santa Catarina serão beneficiados com o Programa de Subvenção ao Seguro Agrícola, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, num investimento que ultrapassa os R$ 2,2 milhões. Só na região de São Joaquim são 958 produtores atendidos com recursos de R$ 1.867.022,10. Nesta sexta-feira, 11, o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, esteve na Casa da Cultura em São Joaquim para a entrega dos termos de liberação de recursos aos produtores da região.
O evento realizado pela Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina – Amap reuniu mais de 200 produtores. O ato também foi acompanhado pelo secretário adjunto da agricultura, Airton Spies, a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, o deputado estadual Gabriel Ribeiro, o deputado federal Valdir Colatto e o presidente da Amap, Salvio Rodrigues Proença, entre outras autoridades.
Este é o quarto ano consecutivo que o Governo do Estado subvenciona parte do prêmio do Seguro Agrícola para os produtores de maçã de Santa Catarina. O secretário Moacir Sopelsa ressaltou o compromisso do Governo do Estado em apoiar os produtores que são muito importantes para a economia de Santa Catarina e do Brasil, e é uma forma de reconhecer o trabalho dos produtores.
O Seguro Agrícola é um programa pelo qual o governo federal subsidia 60% do valor total do prêmio, ficando o produtor responsável pelo pagamento de 40%. O Governo do Estado beneficia esses produtores com a subvenção de metade destes 40%, limitado a 4,5 hectares por produtor. Ou seja, o agricultor paga apenas 20% do total. Os produtores Lauro Zandonadi, Irenita Nesi e Jalila Gil Melo receberam o termo de liberação dos recursos em nome dos demais fruticultores.
Os produtores beneficiados com o subsídio devem comparecer na Amap a partir da próxima semana e conferir se o seu nome consta na lista dos aptos a receber. Após a conferência deve dirigir-se a uma Agência bancária do Banco do Brasil, a partir do dia 18 de dezembro, com documentos de identificação, onde o produtor terá uma ordem de pagamento em seu nome.
Santa Catarina é segundo maior produtor de maçã do Brasil, respondendo por 45,9% do que é produzido no país. O Estado conta com mais de 1.800 agricultores ligados ao setor que produziram 613 mil toneladas na última safra.
Informações adicionais para Imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 – 91025054