Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governo do Estado entrega...

Governo do Estado entrega levantamento de fotos aéreas dos municípios da região Norte

Os dados do Levantamento Aerofotogramétrico foram entregues pelo governador Raimundo Colombo, na amanhã desta sexta-feira, 9, aos prefeitos dos municípios filiados à Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Segundo o governador Raimundo Colombo, a tecnologia, como estes dados geoespaciais, garante mais eficiência aos gestores públicos.

Foto: Rafael Paulo/SDS

O Levantamento Aerofotogramétrico é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). A entrega ocorreu durante a cerimônia de transferência da Capital para São Francisco do Sul, nesta sexta.

Raimundo Colombo destacou o uso dos dados para o planejamento das cidades catarinenses. “Planejamento é essencial. É o principal instrumento do setor público porque melhora todos os aspectos da gestão pública e nos traz ganhos extraordinários”, avaliou.

O secretário da SDS, Paulo Bornhausen, frisou a importância do Levantamento Aerofotogramétrico para o desenvolvimento econômico sustentável e para a gestão pública. “Este programa está em consonância com aquilo que estados e municípios precisam para uma gestão de excelência”, disse. Bornhausen lembrou do compromisso do Governo do Estado com as administrações municipais. “Em 2010, o governador Colombo determinou que déssemos andamento a todas as ações que pudessem ajudar os municípios”, lembrou o secretário.

levantamento aerofotogrametrico 20130809 1254952614
Foto: Rafael Paulo/SDS

O Levantamento Aerofotogramétrico foi acelerado a partir de 2010. A demanda pelo programa surgiu da necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual e recebeu o investimento de cerca de R$ 12 milhões. As imagens utilizadas anteriormente datam de 1977 e de 1985.

Os dados geoespaciais podem ser utilizados no planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

Durante a execução do projeto, três aeronaves sobrevoaram o território catarinense ao mesmo tempo portando um sistema aerofotogramétrico, no qual as câmeras são acopladas a computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros para garantir a precisão das informações coletadas. Distorções foram corrigidas com o processamento das imagens e ortorretificação. Como resultado, o programa montou um mosaico de Santa Catarina com mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho.

Representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na solenidade, o deputado estadual Kennedy Nunes destacou o nível de detalhamento das informações contidas no Levantamento. “Sei da importância que este programa tem para os prefeitos fazerem seus planejamentos”, disse Nunes.

O deputado federal Esperidião Amin apontou a contribuição dos dados para as atualizações de planos diretores municipais. “Esta é uma obra importante pelo que representa e pelo uso no planejamento da nossa Santa Catarina”, destacou o parlamentar.

Também estavam presentes o deputado estadual Darci de Matos; a secretária do Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm; a promotora de Justiça da Comarca de São Francisco do Sul, Luciana Filomeno; e o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi.

Durante o evento, receberam os discos rígidos o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira; o prefeito de Araquari e presidente da Amunesc, João Pedro Woitexem; os prefeitos de Balneário Barra do Sul, Ademar Henrique Borges; Campo Alegre, Rubens Blaszowski; de Garuva, José Chaves; de Itapoá, Sérgio de Aguiar; e de Rio Negrinho, Alcides Grohskopf; e os vice-prefeitos de Joinville, Rodrigo Coelho; e de São Bento do Sul, Arildo Gesser.

Ainda na tarde desta sexta-feira, serão entregues os dados aos municípios do Planalto Norte. Com a conclusão desta rodada, 219 cidades terão recebidos os discos rígidos. A próxima rodada concluirá a entrega com os eventos na Região Oeste e Extremo Oeste.

Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
www.sds.sc.gov.br – www.facebook.com/SustentavelSC – www.twitter/SustentavelSC
Rodovia SC 401, KM 5, nº 4600, Centro Administrativo, bl. 3, 1º andar – Saco Grande II – Florianópolis/SC – CEP 88032-000 Telefone: (48) 3665-2257

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support