Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado entrega...

Governo do Estado entrega kits para diagnóstico em dermatologia que diminuem a fila de espera por meio da telemedicina

dermatoscopios 20151021 1835336594

As Secretarias de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira e Itapiranga, entregaram nesta quarta-feira, 21, 15 kits para diagnóstico em dermatologia. O ato foi realizado no auditório da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e reuniu secretários de saúde e técnicos dos municípios.

Foram contemplados os municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Mondaí, Paraíso, Anchieta, Guarujá do Sul, Princesa, São José do Cedro, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis.

São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Palma Sola e Itapiranga já haviam recebidos os equipamentos na etapa anterior do programa de telediagnóstico. Todos os municípios da região agora têm o kit com máquina fotográfica, dermatoscópio e adaptador. Além disso, o Estado disponibiliza o Sistema de Telemedicina e Telessaude (STT), ferramenta web pelo qual a rede de telediagnóstico se viabiliza.

O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o kit, por meio da internet, os municípios conseguirão fazer uma triagem de casos antes de encaminhar as situações para os especialistas. Conforme o gerente de projetos do Instituto Nacional para Convergência Digital (Incod) da UFSC, Paulo Iasbech, a telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde tem diminuído a fila em aproximadamente 60%.  “A ferramenta permite que o médico da unidade de saúde onde o paciente é atendido acesse o laudo do exame pela internet”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, destaca a importância da parceria. “O telediagnóstico existe há mais de 10 anos e, com o Sistema, podem ser identificadas doenças como o câncer de pele ainda nas unidades de saúde. Isso agiliza o tratamento trazendo qualidade de vida e diminuindo as filas de espera”,

Sobre o telediagnóstico

O telediagnóstico é composto de três etapas: solicitação do exame, execução e laudo. A unidade básica faz a solicitação e a execução dos exames. Estes são disponibilizados por meio do STT ao especialista que, no caso da teledermatologia, emite o laudo, a conduta clínica e a classificação de risco. Com isso, a atenção básica tem meios para identificar a real necessidade do paciente por atendimento especializado. Se for necessário, irá ser inserido para agendamento, via regulação com a devida identificação da classificação de risco.

Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Secretaria Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste 
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 8837-7422