Governo do Estado entrega equipamentos agrícolas para desenvolvimento da produção leiteira em Campos Novos
Nesta sexta-feira, 17, o Governo do Estado, através do Programa SC Rural e por intermédio da Epagri de Campos Novos entregou equipamentos agrícolas de investimento coletivo para a Associação dos Produtores de Leite Dom Bosco, em Campos Novos.
Em um somatório dos equipamentos de uso coletivo e dos investimentos individuais, o Governo do Estado investiu mais de R$ 227 mil no projeto. A contrapartida dos produtores somou mais R$ 230,9 mil em investimentos na melhora do sistema de produção leiteira.
Foram atendidos através dessa etapa do projeto, 13 produtores rurais de três comunidades do interior camponovense: Dom Bosco, Gerassul e Santa Bárbara. Além do investimento em equipamentos e melhoras da estrutura das propriedades, a Epagri, através do SC Rural, dispõem ainda de assistência técnica personalizada para cada um dos produtores beneficiados pelo programa.
Juntos, os produtores beneficiados produzem algo em torno de 143 mil litros de leite por mês. Inseridos no sistema de agricultura familiar, os rendimentos da atividade estão diretamente ligados aos custeios da família e da propriedade.
O produtor Cassio Facin, da comunidade de Santa Bárbara ressaltou que com os investimentos feitos através do programa já conseguiu quase que dobrar a sua produção leiteira sem aumentar ainda nenhum único animal na propriedade. Ele que antes produzia 1.500 litros de leite por mês, já chega a alcançar 2.600 litros. “O programa do Governo do Estado modificou a realidade financeira da minha propriedade. Somos pequenos, trabalhamos apenas eu, minha filha e esposa, e antes sofríamos com falta de água. Se tivéssemos uma semana corrida de sol os bichos já não tinham água para beber.”, disse.
Através do projeto estruturante do SC Rural o pequeno agricultor conseguiu instalar uma cisterna em sua produção, teve o tanque de expansão melhorado e ainda melhorou a qualidade dos conjuntos de ordenha. “Isso que ainda não estou com a pastagem toda implantada. O projeto serve para abrigar até 12 vacas leiteiras, mas ainda continuo com as minhas duas. Se eu chegar a produzir 4 mil litros de leite bem cuidadinhos, já estou satisfeito.”, explicou animado.
Para o engenheiro agrônomo da Epagri de Campos Novos que dá suporte ao grupo, André Sartuti, o projeto trouxe capacitação e condições de melhora no sistema produtivo a todos os 13 participantes. “Através dele levamos tecnologia para dentro das pequenas propriedades, instruindo o produtor e sua família e dando condições para ele melhorar e se manter no mercado”, finalizou.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Jairo Luft, acompanhou a entrega e ressaltou a importância do Estado dar condições aos pequenos produtores rurais de Santa Catarina e de municípios como os da 8ª Regional, que tem a base econômica no setor agropecuário. “Santa Catarina é o 5º produtor de leite do país. Campos Novos é o celeiro catarinense de grãos e contribui de forma significativa para a produção leiteira do Estado. Cada um de vocês tem um papel fundamental nesta posição, já que grande parte das propriedades rurais do Estado são familiares e são elas que incorporam a economia pujante de Santa Catarina. Da mesma forma, o Estado tem feito a sua parte no fomento de investimentos e na estruturação dos pequenos produtores, levando capacitação e recursos para a tecnificação desses produtores“, disse.
Mais informações:
Camila Bebber Gomes
Assessora de Comunicação
ADR Campos Novos
49 3541-3331
49 98804-5306
comunicacao@cnv.sdr.sc.gov.br