Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado entrega...

Governo do Estado entrega dermatoscópios na Regional de Jaraguá do Sul

entrega de dermatoscopios 20151124 1764350919

Os municípios de Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder receberam dermatoscópios nesta terça-feira, 24. A entrega dos quatro aparelhos aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (SDR). O serviço é um benefício do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) do Governo do Estado.

 

Participaram da entrega, técnicos e médicos dos municípios. O supervisor de Telediagnóstico da Universidade Federal de SC, parceira do STT, Harley Miguel Wagner, fez a entrega e ministrou um treinamento para a captação de imagens de lesões cutâneas dos pacientes. “Neste treinamento nós convidamos representantes dos municípios que irão receber o dermatoscópio e aqueles que já têm o sistema em funcionamento, pois estes são os que mais têm dúvidas”, explicou.

entrega de dermatoscopios 20151124 1818960933As imagens captadas são enviadas via plataforma do Telessaúde e um consultor do Hospital Universitário faz o laudo e orientação de conduta clínica ou eventual necessidade de avaliação especializada.

A auxiliar administrativa responsável pelos atendimentos de média complexidade de Massaranduba, Patrícia Tironi, ressaltou os benefícios do STT. “Teremos diminuição na fila de espera, podemos fazer o diagnóstico precoce, vamos ter a orientação correta para o correto encaminhamento do paciente e vamos conseguir atender mais pessoas dentro do próprio município, por meio da atenção básica. Enfim, só temos a ganhar com o dermatoscópio.”

Dos municípios da Regional de Jaraguá do Sul, apenas o município de Jaraguá do Sul já conta com o Sistema em funcionamento.

Telemedicina

A Telemedicina nasceu em Santa Catarina, em 2005, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a exames médicos. Assim, criou-se uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos a distância por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.

Foi a Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), que desenvolveu o sistema da Telemedicina. A tecnologia foi elaborada pelo Grupo Cyclops, que existe desde 1998 no Departamento de Informática e Estatística, do Centro Tecnológico da UFSC. Desde o início, o projeto já previa a ampliação do parque de equipamentos de Média e Alta Complexidade (MAC), como por exemplo, eletrocardiogramas, equipamentos de tomografia computadorizada, ressonância magnética e raio-X.

entrega de dermatoscopios 20151124 1863692615Dois anos depois, em 2007, o Ministério da Saúde criou o Programa Telessaúde Brasil. Como Santa Catarina já possuía experiência em Telemedicina e uma cobertura de rede que chegava a pelo menos 60 municípios, foi um dos nove estados escolhidos para ter um Núcleo de Telessaúde. No princípio, foram distribuídos 100 computadores em Unidades Básicas de Saúde do interior do Estado que permitiram a estruturação de uma rede de serviços de educação permanente. Nos anos seguintes, os pontos de Telemedicina foram ampliados e, em 2009, ultrapassaram 140. O número de hospitais com equipamentos para MAC (Tomografia, Ressonância e Ultrassom) chegou a 15. O Telessaúde também se consolidou como ferramenta e serviço de educação permanente a distância.

Em 2010, Telemedicina e Telessaúde foram integrados, formando o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). Agora, um único sistema oferece laudos a distância de diversas modalidades, acesso dos pacientes aos seus exames, Webconferências, Teleconsultorias e Minicursos a Distância.

No ano seguinte, com a inclusão dos equipamentos de CR (digitalizador de raio-X), o número de exames armazenados no sistema chegou a um milhão. Já em 2012, o STT ultrapassou a marca de dois milhões de exames e fechou o ano com 100% de presença nos municípios do Estado. Foram mais de 880 Teleconsultorias realizadas ao longo de 2012, e mais de 75% dos municípios cadastrados participaram de Webconferências.

No ano de 2014, foram realizadas 1.574 teleconsultorias, entre síncronas, assíncronas e 0800. As webconferências contaram com a participação de 13.057 profissionais e 34 cursos foram ofertados. Até o mês de junho de 2015, 1.484 teleconsultorias já foram realizadas, 6.408 profissionais estiveram presentes nas webconferências e 8 cursos foram ofertados, com 777 profissionais certificados.  

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support