Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e Sebrae firmam parceria para capacitarem empresas de produtos de origem animal

O governador Raimundo Colombo e o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Zigelli, assinam nesta quinta-feira, 12, em Florianópolis, às 9h30min, um termo de cooperação técnica estabelecendo parceria entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Sebrae no processo de capacitação e certificação das empresas catarinenses que utilizam matéria-prima de origem animal e têm interesse no mercado brasileiro. Durante a solenidade, que será realizada na sede do Sebrae/SC, na SC-401, serão entregues os certificados de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) aos seis primeiros estabelecimentos catarinenses habilitados a comercializem seus produtos de origem animal em todo o Brasil.

As primeiras empresas a aderirem ao Sisbi foram Laticínios Gran Paladare, de Chapecó; Avícola Fragnani, de Cocal do Sul; Matadouro Frigorífico de Ovinos e Caprinos Guatapará, de Guatambu; Distriboi – Distribuidora de Carnes, de Camboriú; Embutidos e Defumados Marca Olho, de Pomerode; e a Cooperativa Vilmon, de Ipuaçu. Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, com a assinatura do termo de cooperação técnica, a Cidasc e o Sebrae vão trabalhar juntas numa parceria inédita para capacitar e certificar mais empresas catarinenses com interesse no mercado nacional. “Há pelo menos mais 11 empresas que estão se adequando para aderirem ao Sisbi de várias regiões do Estado e já receberam auditorias orientativas e de conformidade técnica para depois comercializarem seus produtos em todo o território brasileiro, sob fiscalização do Estado através da Cidasc”.

O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, lembra que a companhia, empresa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, é o órgão credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para habilitar estabelecimentos de produtos de origem animal ao Sisbi. Essa habilitação que reconhece a equivalência da inspeção dá à empresa o direito de comercializar seu produto em todo o território nacional. Barbieri destaca a parceria com o Sebrae para o desenvolvimento do agronegócio de Santa Catarina. “O termo de cooperação tem por objetivo promover a qualidade, o acesso, a expansão e a manutenção dos produtos de origem animal no comércio nacional”, resume.

De acordo com o termo de cooperação técnica, em um primeiro momento, a Cidasc visita as indústrias que buscam a certificação e orienta-as quanto as adequações necessárias para a habilitação. Em seguida, o Sebrae prestará consultoria a essas empresas, orientando-as sobre a melhor maneira de fazerem as adequações solicitadas. “A conquista do selo Sisbi garante um aumento da competitividade da produção, gera um valor agregado à marca e contribui para o desenvolvimento do setor”, afirma Fábio Zanuzzi, analista técnico do Sebrae.

A habilitação ao Sisbi abre a cada empresa um mercado potencial de 200 milhões de consumidores. Depois de receber a certificação da Cidasc, a empresa ainda poderá contar com a orientação do Sebrae/SC no ajuste das embalagens para a inclusão da marca Sisbi e também com consultoria de acesso ao mercado. “Inicialmente, seremos parceiros durante os próximos três anos, e até lá estimamos atender e credenciar uma média de 300 empresas”, observa Zanuzzi. A inspeção de produtos de origem animal pelo Sistema Sisbi impõe altos padrões de segurança sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, dando garantias ao consumidor.

Para a exportação de produtos de origem animal, a inspeção e a fiscalização continuará sendo de competência exclusiva do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Hoje, a Cidasc tem 800 agroindústrias catarinenses cadastradas no Serviço de Inspeção Estadual. A meta é que em dois anos, destes 800 estabelecimentos, 200 recebam o selo do Sisbi.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support