Governo do Estado e Prefeitura de Joinville firmam parceria para a construção de Centro de Cultura, Dança e Inovação
O governador Eduardo Pinho Moreira e o prefeito de Joinville Udo Döhler assinaram, nesta quarta-feira, 12, o protocolo de intenções que vai permitir os estudos de viabilidade da construção de um Centro de Cultura, Dança e Inovação na área central da cidade. O complexo cultural deverá ser construído em terreno de propriedade do Governo do Estado por investidor privado que será escolhido por Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Ao ressaltar a importância do investimento na área cultural, potencializando vocações do município como a dança e a inovação, o governador Eduardo Pinho Moreira reforçou que o modelo de parceria com a iniciativa privada tem que servir de exemplo. “O dinheiro público está cada vez mais curto, parcerias como esta garantem o desenvolvimento, a qualidade de vida para a população e permite ao Governo destinar recursos públicos para atender prioridades em áreas fundamentais como Saúde, Educação e Segurança Pública”, afirmou Eduardo Pinho Moreira.
O conjunto de obras prevê mais de R$ 60 mil metros quadrados de área construída e investimentos de R$ 180 milhões. Serão duas torres residenciais e uma outra que será cedida ao Governo do Estado, como contrapartida ao uso do terreno pelo investidor privado. O térreo vai abrigar o teatro com mais de mil lugares, além de espaço para o desenvolvimento de ações de inovação e escritórios para órgãos do Governo do Estado.
O prefeito Udo Döhler destacou que a cultura é um dos patrimônios mais importantes de Joinville. Segundo ele, a cidade que já é reconhecida como capital nacional da dança, ganhará uma escola de música “e, em curto prazo, será a capital da Cultura em Santa Catarina”, enfatizou.
O plano de trabalho, incluindo cronograma, custos, contrapartidas, aportes financeiros e recursos humanos serão definidos por um grupo misto composto por servidores do Estado e do município.
{article Francieli Dalpiaz}[text]{/article}