Agência de Notícias SECOM

Governo do Estado e prefeitura de Brusque lançam piloto de programa de PPP de Cidades Inteligentes

Foto: Divulgação / SCTI

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, esteve nesta terça-feira, 2, no Vale do Itajaí, representando o governador Jorginho Mello, no lançamento do Programa Brusque Mais Inteligente. A iniciativa pioneira conta com o apoio do Estado, por meio da SCTI, do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e tem como objetivo implantar ações no munícipio que fortaleçam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores, principalmente a partir de ações inovadoras e tecnológicas.

“Compete à secretaria fazer a interlocução com os principais players nacionais e internacionais de tecnologia para as cidades inteligentes. Essa é uma das missões que o governador Jorginho Mello nos propôs desde a criação da SCTI”, destaca o secretário Fett.

O modelo de cidade inteligente deve ser implantado aos poucos em outros municípios pelo estado. Brusque, na ocasião, é o projeto inicial que poderá servir de referência para as outras cidades.

Após participar em 2019 da elaboração da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes do Ministério das Cidades, Fett exalta a iniciativa. “A inspiração vem de uma tendência que existe no Brasil e no mundo de o setor público fazer parcerias com a iniciativa privada para chegar à sociedade aqueles investimentos em que isoladamente o setor público não tem condições de fazer”, diz.

A implantação de infraestrutura de conectividade, iluminação pública, wi-fi grátis em áreas públicas, usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa, semáforos inteligentes e mais inovações estão previstas.

A previsão é que q modelagem de PPP esteja pronta em até 4 meses segundo projeção do prefeito de Brusque, André Vechi, que elogia a parceria e a escolha do município como projeto piloto da parceria com Governo do Estado.

“O programa visa trazer uma melhoria para o serviço público do município sob uma ótica voltada ao cidadão. A ideia é se voltar ao que podemos melhorar em tecnologia e inovação para que o serviço público seja melhorado ‘na ponta’”, afirma Vechi.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SCTI

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support