Governo do Estado e município de Itapiranga atentam para situação do Rio Uruguai
Foto: Vandro Welter – Ascom ADR Itapiranga
Em virtude dos volumes de chuva registrados no Estado durante os últimos dias, há risco para inundações provocadas pela cheia do Rio Uruguai, em Itapiranga. Na tarde de quarta-feira, 31, o secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, participou de reunião na sede dos Bombeiros e que teve a presença de representantes de vários órgãos da segurança pública do Governo do Estado. O município de Itapiranga esteve representado pelo prefeito, Jorge Welter, e também por secretários e diretores. Uma equipe ficará de plantão na sede dos Bombeiros durante esta madrugada.
Às 18h de quarta-feira o nível do rio alcançava 10,20 metros, tendendo a elevação. Nova reunião com participação de diversos órgãos de governo está marcada para às 8h da manhã de quinta-feira, 1º de junho, na sede dos Bombeiros. A situação, no entanto, é de alerta, mas sem necessidade de pânico. A avaliação, analisando o quadro de vazão, é de que o rio atinja no máximo 11,50 metros durante a quinta-feira, 1º. Até o presente momento a situação está sob controle.
Conforme o comandante dos Bombeiros, Sargento André Rauber, o momento é de alerta à população. Rauber informa de que já foi entrado em contato com o Batalhão dos Bombeiros de São Miguel do Oeste e o próprio Exército para auxiliar, caso for necessário. De acordo com o comandante, a prefeitura de Itapiranga também adiantou uma série de medidas para facilitar e amenizar eventuais situações.
A elevação do nível do Rio Uruguai também afeta a mobilidade das pessoas da região. A orientação, no momento, é de que a travessia do Rio Uruguai por meio de balsa permaneça interrompida, até segunda ordem. A travessia na ponte sobre o Rio Macaco Branco, em Laranjeira, também ficou comprometida. Outra ponte interrompida é a que fica próxima do colégio, na comunidade de Sede Capela. Em função disso foram suspensas as aulas na escola municipal e estadual de Sede Capela e a municipal de Linha Aparecida. A Fai Faculdades igualmente suspendeu às aulas.
Outro alerta dos Bombeiros e da Defesa Civil é de que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}