Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e Ministério da Agricultura firmam convênio para erradicação da brucelose e tuberculose

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, assinaram, nesta quinta-feira, 5,  o repasse de R$ 1,1 milhão para ampliar as atividades de controle e erradicação da brucelose e tuberculose em animais em Santa Catarina. Os investimentos são por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: James Tavares/Secom

>>Veja mais fotos na Galeria

>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

O anúncio foi feito em Braço do Norte, no Sul do Estado, durante a  abertura da 11ª edição da Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região (Feagro).  “Acredito que estamos no caminho certo quando investimos em ações que realmente fazem a diferença. É fundamental investir na agricultura para ter preço, mercado, produto e desenvolvimento. Nosso Estado é o único que se destaca no cenário nacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal, o que garante a abertura de mercados importantes e competitivos. Nossa expectativa é também ter o certificado livre de brucelose”, explicou o governador Raimundo Colombo.

O ministro salientou que esse convênio é muito importante para Santa Catarina, que segundo ele, é um exemplo e destaque no agronegócio. “Eu fico impressionado com a  organização e com produção desse Estado. Além disso a sanidade animal é a marca registrada de Santa Catarina”.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies destacou que em médio prazo o Estado deve obter a certificação como área livre de brucelose, já que o Governo do Estado vem desenvolvendo ações para erradicar a doença que acomete os bovinos e bubalinos.“Esperamos que até 2017 seja erradicada a brucelose no rebanho catarinense. Hoje os animais atingidos pelas doenças são abatidos sanitariamente e seus proprietários são indenizados pela secretaria via Fundo Estadual de Sanidade Animal”, informou.

Feira
A Feagro que segue até o domingo dia 8, teve o apoio do Governo do Estado com recursos de R$ 150 mil. A feira realizada no Parque de Exposição Huberto Oenning, se destaca no cenário do agronegócio brasileiro por apresentar uma grande variedade de tecnologias, produtos, serviços e oportunidades de troca de experiência e busca de conhecimento para a cadeia produtiva do leite “A Feagro é uma grande feira, uma vitrine para empreendedores rurais buscarem a evolução das novas tecnologias. Mostra a força da economia da região e do agronegócio catarinense”, disse Colombo.

“Essa feira ajuda mostrar a qualidade empreendedora dos agricultores do nosso Estado”, salientou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que também participou da abertura do evento.

O presidente da Feagro, Adir Engel, informou que neste ano, a feira conta com 88 expositores do agronegócio, além de expositores de animais. Durante a exposição acontecerão ainda o simpósio de gado leiteiro, seminários de fumicultura e de piscicultura. A expectativa é de receber cerca de 70 mil pessoas. 

Agronegócio em Santa Catarina
Santa Catarina tem 1,13% do território nacional e é o quinto produtor de alimentos no país. O Estado é referência internacional em alimentos industrializados à base de frango e suínos. É o maior produtor nacional de carne suína, maçã, ostra, marisco, pescados e cebola; o único habilitado a vender carne suína para o Japão e livre de febre aftosa sem vacinação com certificação da Organização Mundial de Saúde Animal. É também o segundo produtor de frango, arroz, fumo e terceiro produtor de banana e trigo e quarto de mel. 

Outro diferencial é a estrutura fundiária de Santa Catarina, que é baseada na agricultura familiar. Nove entre dez propriedades rurais têm menos de 50 hectares e elas respondem por 70% da produção agropecuária, com 572 mil pessoas empregadas. O agronegócio representa 62% das exportações catarinenses. 

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}