Agência de Notícias SECOM

Governo do Estado e Instituição Hestia estudam parceria

Com o objetivo de unir esforços a Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) se reuniu com representantes do Instituto Hestia para apresentar os benefícios fiscais estaduais e futuras parcerias. O Instituto possui um Complexo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que tem como finalidade tornar ideias em produtos. Trata-se de um centro aberto, com empresas, para 1,7 milhão de profissionais da área de tecnologia e pesquisa, de onde saem protótipos de produtos industriais.

Participaram do encontro o diretor e o gerente de Indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer e Wagner Pacífico, respectivamente, o superintendente da Hestia, Etney Neves e o diretor do Complexo Nacional Hestia de CT&I, Walter Watko.

O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, explica que o Complexo tem potencial enorme de lançar produtos inovadores e sustentáveis ao mercado. “Por isso, apresentamos como que o Governo do Estado pode auxiliar na atração de empresas e investimentos ao Complexo”, destaca.

O diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, adiciona que o Instituto Hestia estimula a atividade e a cultura empreendedora na Universidade e na comunidade e fomenta um ecossistema de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade com apoio a novos projetos. “Pretendemos realizar futuras parcerias com foco no desenvolvimento de empregos e rendas a partir da ciência da inovação, sempre de elevado valor agregado. O Complexo funcionará como um centro de inovação, principalmente para as indústrias”, conclui Linzmeyer.

O diretor superintendente da Hestia, Etney Neves, enfatiza que a visita foi importante para um contato inicial e somar forças com a nova gestão, trazendo ciência e inovação e transferindo conhecimentos de ponta no curto prazo. “Estamos trazendo para Santa Catarina três indústrias inovadoras a nível mundial, com ciência da inovação catarinense/brasileira, desenvolvidas através do Método Hestia. Por isso, a Secretaria e a Hestia estão unindo esforços para consolidar estes novos investimentos nas Indústrias, pois são nesses locais que estão a geração de riqueza real”, enfatiza.

Sobre o Método e o Instituto Hestia

A Hestia é um método, uma estrutura neutra de apoio aos cientistas e suas instituições e a Instituição de mesmo nome auxilia estudantes e a comunidade com informação, identificação de linhas de crédito e educação e formação ao empreendedorismo para dar suporte a criação de micro e pequenas empresas que atendam os gargalos de desenvolvimento tecnológico. O Instituto atua como uma incubadora atuando com atores internos e externos para promover a geração e transferência de tecnologia e de conhecimento, buscando estimular negócios intensivos em conhecimento científico e tecnológico.

O Complexo Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação terá sua sede em uma cidade do litoral norte e vai contar com startups e laboratórios disponíveis para a comunidade, principalmente a universitária. Com apoio de parceiros institucionais, inclusive internacionais, o ambiente proporcionará um ambiente favorável para que as empresas incubadas encontrem espaço para seu crescimento sustentável.

O Complexo estará localizado próximo de quatro aeroportos, sendo três internacionais, além de quatro portos para importações e exportações de periféricos para pesquisa.

Texto: Pablo Mingoti
Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts