Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Governo do Estado é...

Governo do Estado é homenageado nas comemorações pelo cinquentenário da Unisul

O vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, participou na noite desta terça-feira, 25, da reunião especial do Conselho da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em homenagem aos 50 anos da instituição. Na presença do ministro de Estado da Educação, José Henrique Paim Fernandes, o vice-governador recebeu em nome do governo estadual uma homenagem dedicada aos apoiadores e parceiros da Universidade. “A história da Unisul se confunde com a história desta região. Há 50 anos esta instituição surgia para protagonizar uma mudança significativa no perfil de Tubarão”, destacou Moreira.

Foto: Jeferson Baldo/GVG

>>> Acesse a galeria de fotos

Em uma rápida retrospectiva, o vice-governador destacou que sua cidade natal, Laguna, na época em que nasceu ainda representava o núcleo de desenvolvimento regional. Contudo, Tubarão em pouco tempo assumia essa condição, impulsionada principalmente pela cultura carbonífera. E nesse contexto, considerando a posterior queda da atividade do carvão, entre outros aspectos, a cidade Azul entrava em uma decadência econômica que só viria a sofrer um revés exatamente com a chegada da Unisul. “Hoje Tubarão está pronta para assumir uma nova onda de crescimento e desenvolvimento econômico, e essa condição passa pela atuação da Unisul”, conclui.

Eduardo Moreira parabenizou em nome do magnífico reitor, professor Sebastião Salésio Herdt, a todos os professores, colaboradores, alunos e gestores que contribuíram para que a universidade comunitária de Tubarão hoje sustentasse a posição de destaque na educação catarinense e nacional. Também participou da homenagem o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, prefeitos e membros dos diversos segmentos sociais da região da Amurel.

Paim recebe comenda Doutor Honoris Causa

O vice-governador também dedicou parte do seu discurso a saudar os dois principais homenageados da noite, ministro Henrique Paim e o professor Wilson Schulter, que na ocasião foram agraciados com o título honorífico de Doutor Honoris Causa pela Unisul. Destacou que ambos contribuíram de forma significativa com a Educação do País e, por isso, a honraria foi mais que merecida. “O professor Wilson Shulter tem uma extensa lista de contribuições que torna legítima esta homenagem. E o ministro Paim, quando assumiu o desafio de lutar pela Educação deste País continental, cheio de desigualdades sociais, e mesmo assim obtendo avanços significativos no processo, também merece o reconhecimento de todos”.

O ministro Paim dedicou a homenagem recebida a toda equipe do MEC, justificando que suas conquistas são fruto da luta de muitos. Destacou o grande exemplo que a Unisul representa na qualidade de universidade comunitária, ao longo dos 50 anos de sua história. E reconheceu o grande atraso que a Educação brasileira sofre por conta do que chamou de “despertar tardio”.  “Os avanços alcançados em tantas outras áreas infelizmente não aconteceu na Educação. Defendemos uma ampla mudança a partir da valorização do professor, e quando falamos isso estamos nos referindo à remuneração, condições de trabalho, mas, principalmente, na formação de nossos mestres”, conclui.

Informações adicionais
Jornalista Rafael Cardoso
Gabinete do vice-governador
Telefone: (48) 9118-9821
E-mail: imprensa.eduardo@gmail.com