Agência de Notícias SECOM

Governo do Estado e Fapesc pretendem ampliar a aproximação de universidades e indústrias na Serra

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, visitou Lages, na segunda-feira, 13, com o objetivo de conhecer com profundidade o ecossistema de inovação da Serra. Ele participou de uma apresentação sobre os resultados das empresas sediadas no Orion Parque Tecnológico e ministrou uma aula magna na abertura do ano letivo dos cursos de pós-graduação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Durante a tarde, o presidente conheceu as empresas residentes do Orion Parque Tecnológico e participou de uma reunião com atores ligados a inovação e desenvolvimento de Lages. Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Alvaro Joinha Mondadori, o reitor da Uniplac, Kaio Amarante, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Uniplac, Lilia Aparecida Kanan, e o CEO do Orion Parque Tecnológico, Claiton Camargo.

Na pauta, estavam assuntos como desenvolvimento local, fomento à pesquisa e inovação, governança dos centros de inovação do estado e demandas relacionadas aos investimentos da Fapesc em projetos mantidos e desenvolvidos em Lages e região. Os presentes receberam o comprometimento do presidente em manter e ampliar investimentos que visem uma aproximação ainda maior da pesquisa (universidades) com a indústria. “O Governo do Estado tem o compromisso de realizar investimentos em pesquisa e inovação que visem a melhoria dos serviços prestados à população catarinense”, comentou o presidente.

À noite, Fábio Wagner Pinto abriu o ano letivo dos cursos de pós-graduação da Uniplac. Em sua aula magna, abordou as potencialidades da Região Serrana e destacou que a Fapesc financia projetos de pesquisas, via universidades, que fomentam o desenvolvimento de produtos e tecnologias.

O presidente da Fapesc reforçou que o Governo do Estado tem o compromisso em investir em ciência, inovação e tecnologia. E que não existe preferência por nem um tipo de pesquisas, mas que é “necessário que os pesquisadores demonstrem que existe demanda para determinado tema e que se confirmada a Fapesc certamente criará linhas de fomento de pesquisa para suprir as necessidades direcionadas para cada área do conhecimento”.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support