Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e Facisc promovem encontro sobre a Agenda de Desenvolvimento Territorial (DEL)

Com a participação de uma centena de pessoas, foi realizado, na sexta-feira, 14, um encontro sobre a Agenda de Desenvolvimento Territorial (DEL). O evento aconteceu de forma on-line e contou com a participação do Secretário de Estado de Planejamento, Edgard Usuy, do representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Osmar Vicentin, e dos consultores de atuação do DEL Aline Nandi, Julio C. Rossoni, Eduardo Pedrini, Evandro Lembi e Clovis Consoli.

A rede é formada pelos atores responsáveis pelas ações da Agenda de Desenvolvimento Territorial (DEL) das 61 cidades, desenvolvida em parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a FACISC, com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O encontro foi uma oportunidade dos Agentes de Articulação dos municípios apresentarem as ações implementadas e os resultados já alcançados.

Na abertura da reunião, o secretário de Planejamento, Edgard Usuy, reforçou a importância de um programa que pretende mostrar caminhos para o desenvolvimento territorial de Santa Catarina. Para ele, a continuidade do trabalho realizado pela parceria Facisc e Governo do Estado é de suma importância para o desenvolvimento social e a ampliação dos negócios nos âmbitos local e regional.

A apresentação dos projetos foi iniciada pelos consultores da Facisc na região da Serra Catarinense, Aline Nandi e Julio Rossoni, que demonstraram as ações já implementadas nos cinco primeiros dos 18 municípios que serão impactados na região: Bom Jardim da Serra, Cerro Negro, São Joaquim, Campo Belo do Sul e Urupema. Ao todo, já foram cinco conselhos criados, 18 Câmaras Técnicas e cerca de 200 voluntários que estão trabalhando em 179 projetos de desenvolvimento econômico e social nesses municípios.

Formadas por pessoas voluntárias de cada uma das cidades, as Câmaras Técnicas são responsáveis por pensar os projetos, as ações e os estudos que dão suporte ao trabalho dos conselhos, em cada um dos municípios. Já os conselhos são formados por gestores das comunidades e agentes das entidades políticas e empresariais locais.

Na Serra, Aline Nandi destacou o avanço de Bom Jardim da Serra, que tem realizado ações com enfoque na segurança, mas que envolvem outras áreas, como educação, saúde, assistência social e da comunidade. Já Julio Rossoni e o agente de articulação e secretário de Administração do município de Cerro Negro, Kauan Martins Calheiro, apresentaram os resultados da Feira de Páscoa, que resgatou a autoestima de empresários e artesãos locais e fomentou a economia a partir da valorização do que é produzido no município.

Em seguida, o articulador de desenvolvimento nos municípios do meio-oeste, Evandro Lembi, comentou sobre a experiência de dois municípios em particular: São Cristóvão do Sul e Frei Rogério. Além desses, outros 14 municípios da região estão com as atividades em curso.

Ambos da região central do estado, São Cristóvão e Frei Rogério são cidades com desafios como evasão escolar e falta de oportunidades no mercado de trabalho. A proposta é dinamizar ações para melhorar as potencialidades locais. Entre as ações concretas já em andamento, estão as Câmaras Técnicas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, em cada uma das cidades. Famosa por ter o Sino da Paz, um dos únicos três do gênero no mundo, Frei Rogério adicionou ainda a Câmara de Turismo.

“É muito importante que o Governo de SC dê continuidade no projeto. O trabalho dos consultores dá contribuições essenciais que nos levaram a conhecer alguns métodos de desenvolvimento, que não conhecíamos. Muitas das coisas sabíamos que tinham que acontecer, mas não sabíamos a forma. Agora já sabemos e SC só tem a ganhar com isso”, pontuou Itamir Gasperini, Secretário de Agricultura um dos articuladores locais de Frei Rogério, que agora já tem mais ferramentas para buscar incentivos à promoção das potencialidades locais, com uma das maiores comunidades de descendentes de japoneses no estado, junto às agências promotoras de turismo.

Na região Oeste, o consultor da Facisc, Clovis Consoli, falou sobre as atividades realizadas nos municípios da primeira fase: Campo Erê, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Anchieta. Entre as ações planejadas, está uma missão entre os estados do Acre e de Santa Catarina. Por meio dela, representantes dos municípios de Plácido de Castro e Assis Brasil, no Acre, vêm até o município de Campo Erê para conhecer as iniciativas realizadas. Com esse trabalho, o intuito é promover um intercâmbio de ideias e boas práticas, além da atração de investimentos.

No total, a parceria entre Governo do Estado de Santa Catarina e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) recebeu investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão para a instalação de Câmaras Técnicas, Conselhos de Desenvolvimento Local e a organização do Marco Estratégico e o Painel de Projetos de cada município envolvido.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support