Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e Celesc inauguram nova subestação em Joinville 

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A população de Joinville passará a contar, a partir de agora, com uma nova subestação da Celesc. A unidade vai beneficiar diretamente 20 mil unidades consumidoras dos bairros Boa Vista, Centro, Guanabara, Bucarein e Comasa, e indiretamente a mais de 85 mil, principalmente dos bairros Iririu, Jardim Iririu, Espinheiros, Floresta, Anita Garibaldi, Paranguamirim, Jarivatuba, Ademar Garcia e Ulysses Guimarães. A nova infraestrutura também já está preparada para futuramente ampliar sua capacidade. O empreendimento representa R$ 51,2 milhões em investimentos.

Para o governador Jorginho Mello, a Subestação Joinville Boa Vista representa mais um passo do Governo no sentido de promover o desenvolvimento de Santa Catarina. “Obras como essa são essenciais para assegurar a melhoria na qualidade de vida da população, além de garantir a geração de mais empregos e renda.  Afinal, estamos falando de Joinville, um polo industrial importante que precisa de infraestrutura energética para continuar crescendo. Estamos preparando Joinville, a região e o Estado para o futuro. Para que novos investimentos venham com toda a segurança energética necessária”, disse o governador.

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, destaca que a companhia, em seu programa de obras, possui planejamento de curto, médio e longo prazo. “Obras de Subestações e Linhas de Distribuição são estruturantes e seu planejamento começa entre 5 e 10 anos antes de sua implantação. Essa inauguração é mais um passo importante do Governo do Estado e da Celesc que garante a infraestrutura necessária para que Joinville receba novos empreendimentos e continue oferecendo uma alta qualidade de vida à população, já que vai proporcionar mais segurança energética, garantindo ainda mais eficiência e estabilidade ao fornecimento de energia elétrica”, reforçou o presidente Tarcísio, lembrando que a subestação Boa Vista integra o Plano de Investimentos da companhia, que prevê R$ 4,5 bilhões de investimentos em quatro anos.

A nova subestação está conectada ao Sistema Elétrico de Potência da Celesc Distribuição através da construção de uma Linha de Distribuição 138kV a partir da SE Joinville Paranaguamirim e de um seccionamento da Linha de Distribuição Joinville Três – Tupy, para integração ao sistema de 69kV. Ela vai proporcionar mais segurança energética, garantindo ainda mais eficiência e estabilidade ao fornecimento de energia.

“Na prática, a nova SE A nova SE possui um transformador 138/69kV de 66,6MVA e um transformador 138/13,8kV de 26,67MVA (totalizando 93MVA de potência instalada) e irá aliviar a carga demandada do sistema de 69kV da região, que já não comportava mais a demanda de energia da SE Joinville (Rede Básica). Ela também evitará o esgotamento da SE Joinville III, eliminando o risco de sobrecarga no sistema de 69kV da região de Joinville, ao mesmo tempo em que permitirá a expansão do sistema na região”, explicou o diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella do Nascimento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support