Governo do Estado e Casan entregam ordem de serviço para obras no sistema de esgotamento sanitário de Biguaçu
O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, acompanhados do diretor-presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Valter José Gallina, assinaram nesta terça-feira, 3, em Biguaçu, a ordem de serviço para o início das obras de implantação da primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário do município. Para essa obra serão aplicados R$ 39,3 milhões sendo 62% da Caixa Econômica Federal e 38% de contrapartida da Casan.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Imagens para download na galeria
“Esse é mais um investimento que a Casan está realizando em todo o Estado, garantindo a distribuição de água e a coleta de esgoto. São aproximadamente R$ 1 bilhão que estão sendo investidos incluindo essa obra”, disse Colombo.
Para o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, a obra vai ampliar a área de cobertura de saneamento na região que se desenvolve de forma acelerada. “A sua proximidade com o mar exige um saneamento eficiente, que é vital para a qualidade de vida das pessoas e para a saúde da população desse município”.
Será construída uma rede coletora de esgoto com 40,7 quilômetros de extensão, além de cinco estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 78 litros por segundo. Também está incluída a ligação de 4.322 domicílios a nova rede.
“Com essa ordem de serviço vamos implementar, aqui na cidade de Biguaçu, mais qualidade de vida. Nada se compara quando temos o sistema de esgotamento sanitário na cidade”, destacou Gallina.
Gallina pediu apoio e compreensão da população durante a realização das obras. “Sabemos que teremos transtornos, porque para realizar uma obra como essa são feitas valas, necessárias para passar os tubos. Isso é momentâneo, mas o benefício é perene”, completou.
Com essa etapa, cerca de 20 mil moradores dos bairros Centro, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Fundos, Universitário e Boa Vista serão beneficiados. A empresa vencedora da licitação que vai executar os trabalhos é a Elevação Ltda, que terá três anos para concluir. O município terá, ao final das obras, 34% de cobertura de esgoto sanitário.
“É muito importante para nossa cidade, que está entre as 12 cidades que mais crescem em Santa Catarina, ter esse tratamento de esgoto sanitário. É uma ação que ajuda o município a desenvolver, ter mais saúde e condições de viver melhor, nessa região banhada pela Baía Norte e por um rio maravilhoso, o Biguaçu”, enfatizou o prefeito do município, Ramon Wollinger.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC