Governo do Estado e Casan apresentam investimentos na região de Videira

Foto: Eduardo Valente / GOVSC
A edição desta quinta-feira, 3, do Programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas reuniu prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) na cidade de Videira. Durante o encontro, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) apresentou os investimentos executados no período entre 2023 e 2024, que somaram mais de R$ 9,9 milhões no setor de água em 12 municípios.
Incluído nesse investimento, está o novo reservatório de 100 mil litros de Pinheiro Preto para reforçar o abastecimento da cidade. A inauguração simbólica ocorreu durante o encontro, com o descerramento da placa pelo governador Jorginho Mello e o diretor de Operação e Expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmann. A estrutura é feita de aço inoxidável e aumenta em 300% a capacidade de reservação do município, atendendo mais de 2.600 moradores no Bairro São José, partes do Centro e dos bairros Vila Bressan, Linha União, Linha Primavera e Linha Santo Isidoro.
“Eu tenho dito que ser governador de Santa Catarina é um privilégio, que acima de tudo temos um povo batalhador e dedicado e isso me orgulha demais. E aqui na AMARP estamos reunindo os prefeitos e vice-prefeitos para apresentar os investimentos do governo até agora e também trazer nossos recursos para obras importantes e que foram elencadas pelos prefeitos. Sou municipalista por convicção e esse programa tem esse objetivo de estar mais próximo das cidades e entender o que podemos melhorar juntos, Estado e prefeituras”, disse o governador Jorginho Mello.
Nos últimos dois anos, a Casan vem executando obras para implantação de novas redes na região, como Arroio Trinta, Calmon, Lebon Régis, Matos Costa, Salto Veloso e Timbó Grande. As obras visam reforçar o abastecimento com maior vazão de água, tubulações mais resistentes e de maior diâmetro para garantir o desenvolvimento das cidades. As redes também são instaladas em áreas de passeio, para colaborar com a repavimentação feita pelas Prefeituras.
Durante o evento, a Companhia também anunciou a previsão de investimentos na região de R$ 7,9 milhões entre 2025 e 2026. O diretor Pedro Joel Horstmann, que representou a Casan no encontro, destacou o compromisso com o Alto Vale do Rio do Peixe. “Todos os municípios desta região estão recebendo aumento de reservação, novas redes de distribuição de água e também perfuração de novos poços para colaborar com a qualidade de vida e a segurança hídrica de sua população”.
