Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado distribui...

Governo do Estado distribui novas doses da vacina contra gripe na Regional de Jaraguá do Sul

Os cinco municípios da Regional de Jaraguá do Sul receberam nesta quinta-feira, 28, mais 9 mil doses da vacina contra a gripe. Desde o início da campanha, que foi na última segunda-feira, 25, foram distribuídas 35.790 doses para os cinco municípios da Regional (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder). Com a nova remessa a distribuição ultrapassa 60% do total da meta estipulada para a Regional, que é de 56.204 pessoas.

A campanha segue até o dia 20 deste mês e aqueles que não forem vacinados até este sábado, dia “D” da campanha de vacinação contra gripe, receberão a imunização a partir da próxima segunda-feira. “Todos que fazem parte dos grupos prioritários serão vacinados até o dia 20. Não vai faltar vacina, mas a distribuição acontece de maneira gradativa pelo Ministério da Saúde. O Governo do Estado é responsável pela distribuição das doses aos municípios”, garantiu a gerente de Saúde da ADR de Jaraguá do Sul, Aline Mainardi.

Em Jaraguá do Sul está prevista a vacinação para 35.476 pessoas. Guaramirim deve vacinar 7.956, Corupá 4.283, Massaranduba 4.577 e Schroeder 3.912 pessoas.

Segundo a gerente de Saúde, a procura pela vacina foi intensa nesta primeira semana, diferente dos anos anteriores, mesmo assim é garantida a distribuição da quantidade total da vacina até o final da campanha.

A vacinação é voltada a grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional são considerados grupos prioritários e receberão a vacina no sistema público de saúde.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, Síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

A vacina apresenta resultados positivos, conforme estudos utilizados pelo Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

As dicas de prevenção continuam e todas as pessoas podem se prevenir com atitudes simples:

– Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento

– Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca

– Higienize as mãos após tossir ou espirrar

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

– Mantenha os ambientes bem ventilados

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.

Contraindicações

A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois é usada na sua fabricação, e que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.

Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra influenza:

Doença respiratória crônica

Doença cardíaca crônica

Doença renal crônica

Doença hepática crônica

Doença neurológica crônica

Diabetes

Pacientes imunodeprimidos

Obesos grau III

Transplantados

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação, e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas após a vacinação.

Se você tiver sintomas de gripe, deve:

Procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de buscar tratamento adequado

Após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas)

Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?

Não é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação, mas este documento é necessário para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support