Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Governo do Estado convida...

Governo do Estado convida população de Florianópolis para debater projetos de mobilidade urbana

A população da Capital e região está convidada para participar de uma oficina no próximo sábado, 10, sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus). O evento é aberto a todos os interessados, começa às 9h, e será na sede da OAB/SC, na Beira-Mar Norte.

Durante a oficina, haverá a exposição dos objetivos e conceitos de Mobilidade Urbana e a formação dos chamados stakeholders, pessoas e grupos interessados no planejamento e nos estudos realizados pelo PLAMUS. O objetivo da oficina é estudar a causa dos problemas de mobilidade e construir soluções de forma participativa. O debate termina às 16h, com a apresentação dos resultados e uma avaliação geral do evento.

Florianópolis, como Capital e sede administrativa do Estado, recebe um número muito expressivo de pessoas, diariamente para trabalhar, mas também para acessar comércio, serviços, instituições de ensino, saúde e lazer. A característica geográfica de Florianópolis, que possui a maior parte de seu território na Ilha de Santa Catarina, é um de seus maiores atrativos, proporcionando uma beleza natural ímpar. Ao mesmo tempo, essa condição natural que a faz bela – e que deve ser preservada – multiplica o desafio de encontrar soluções adequadas para a melhoria da sua mobilidade urbana. O PLAMUS reconhece este desafio, considerando os aspectos de sustentabilidade na aplicação de soluções que respeitem as características únicas da capital do Estado e das cidades de seu entorno.

“Nada melhor do que ouvir da sociedade quais são os gargalos principais enfrentados e quais as soluções que entendem como mais adequadas”, ressalta Daniely Votto, uma das mediadoras das oficinas. “Participando do processo de construção do PLAMUS, a sociedade terá acesso direto à tomada de decisão, conhecendo desde logo o projeto e se apropriando dele, podendo, futuramente, cobrar com maior intensidade as soluções.”, reforça Daniely. Para o coordenador técnico do PLAMUS, Guilherme Medeiros, é importante que as lideranças comunitárias participem e acompanhem ativamente esse processo de discussão.

SOBRE O PLAMUS O PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis. Este estudo técnico apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis. Estão sendo realizadas diversas pesquisas na região, como contagens de tráfego, trânsito de cargas e de transporte coletivo. Haverá também pesquisas de Origem/Destino, divididas em duas fases. A segunda etapa, sendo realizada, envolve pesquisa com os moradores da região, que estão sendo entrevistados em suas residências por pesquisadores uniformizados e identificados. O questionário também pode ser respondido através do telefone 0800 718 8801 (ligação gratuita).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Claudia de Siervi (48) 9922-4449 | claudia@zapta.com.br

INSTITUCIONAL
Fernanda Boscaini (51) 3312-6324 | fboscaini@embarqbrasil.org
Filipe Costódio (51) 3311-7751 | fcostodio@embarqbrasil.org

GOVERNAMENTAL [SECOM SC]
Merlim Miriane Malacoski (48) 3665-3058 | merlimiriane@gmail.com
Gisiela Klein (48) 8843-5439 | gisiela@secom.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support