Governo do Estado contempla agroindústria familiar de Itapiranga que comercializa aipim para a região Sul
A Altenhofen Hortifruti Granjeiros (LA Produtos Coloniais) de Linha Becker, interior de Itapiranga, empresa especializada em produção, industrialização e venda de aipim para a região Sul do país, recebe apoio financeiro para aquisição de equipamentos do Governo do Estado por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural. Na manhã de segunda-feira, 25, o casal proprietário, Lairton e Cleonice Altenhofen, realizaram pequeno cerimonial para agradecer o apoio do Governo de Santa Catarina na liberação de R$ 20 mil. O empreendimento ainda ofereceu contrapartida financeira de R$ 6.500,00 e poderá amortizar o capital em até cinco anos sem pagamento de juros.
O projeto elaborado pela Epagri e avalizado pela gerência de agricultura da ADR possibilitou a aquisição de Semeadeira de Rama de Aipim e de Afofador para facilitar a colheita. O ato realizado junto ao empreendimento, na comunidade de Linha Becker, teve a participação e pronunciamentos do secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, do gerente de agricultura da ADR, Zaclir Stolarski, e do extensionista da Epagri, Luiz Espindola.
O agricultor, Lairton Altenhofen, faz questão de enaltecer a tradição familiar na produção que começou em 2000 em pequena proporção ao atender somente mercados do município e o refeitório da JBS Itapiranga. Lairton conta que a ideia surgiu após o incêndio da residência, quando ficaram sem recursos e não havia condições para altos investimentos que as atividades da agricultura tradicional exigiam. Deu tão certo, que, com o passar dos anos sentiram a necessidade de ampliar o empreendimento e hoje já fornecem o produto industrializado para três atacados que abastecem os mercados da região Sul do país.
“Temos 10 empregados, incluindo a mão de obra familiar, e o mercado aumenta aproximadamente 20% ao ano. Portanto, as perspectivas são muito boas e pretendemos continuar investindo para poder ampliar ainda mais o mercado. Nos últimos anos pude me beneficiar de várias linhas de crédito diferenciadas destinado para a classe de agricultores”, enfatizou o empresário rural, Lairton Altenhofen.
Para possibilitar o abastecimento do mercado consumidor, a empresa está firmando anualmente um termo de arrendamento de 25 hectares para o cultivo do aipim. O processo de industrialização ainda inclui a lavação, a descasca e a embalagem de pacotes de 1 Kg. Na sequência são colocados em caixas de papelão contendo 15 pacotes. A empresa possui dois containers para congelar o produto com capacidade de estocar até 70 toneladas. As empresas atacadistas retiram o produto já industrializado na própria empresa em Linha Becker.
Entre as principais dificuldades enfrentadas nesse ramo, o empresário menciona o alto custo da energia elétrica e as questões climáticas como a incidência de muita chuva e o excesso de frio que acabam prejudicando o cultivo do aipim.
O secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, entende que dessa forma o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri e Agência de Desenvolvimento Regional está constantemente desenvolvendo e fortalecendo as atividades produtivas com valorização das vocações locais e contribuindo com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}