Governo do Estado contempla agroindústria familiar de Itapiranga com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural
A laticínio da agroindústria familiar Milk Geller, na cidade de Itapiranga, é o primeiro no segmento a embalar leite tipo ‘A’ no Sul do país. Na tarde de quarta-feira, 30, o proprietário Adélio Geller recebeu a confirmação do repasse de R$ 30 mil do Governo do Estado por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR). O valor que será empregado na aquisição de equipamentos terá que ser devolvido a juro zero num prazo de cinco anos.
O projeto foi elaborado pela Epagri e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Regional da ADR Itapiranga em novembro de 2015. A confirmação do repasse foi oficializada na propriedade do agricultor e teve participação do gerente de agricultura da ADR, Zaclir Stolarski, e o extensionista da Epagri (especialista em bovinos de leite), Luiz Espindola.
O agricultor, Adélio Geller, enalteceu a tradição familiar na produção e na comercialização de leite que iniciou com o seu pai, Léo, e que agora tende a prosseguir com um de seus filhos e netos. Ele nos conta que até já foi procurado para fornecer o produto para uma grande rede de supermercados sediada em Chapecó, mas teve que negar por não conseguir atender a quantidade exigida. Adélio articula agora outro importante passo imprescindível para ampliar o mercado: a obtenção da inspeção estadual (SIE) junto à Cidasc. Enquanto isso, a comercialização restringe-se a Itapiranga.
O leite tipo A é ordenhado, resfriado e envasado na propriedade, o que possibilita garantir qualidade em todas as etapas do processo. O início das atividades, segundo o empresário Adélio Geller, foi em fevereiro deste ano. “Hoje industrializo 300 litros/dia, mas a ideia é comercializar dois mil litros de leite tipo A e derivados por dia”.
Para a industrialização dos derivados lácteos, Geller e a esposa contam com uma propriedade rural de 40 hectares, com 37 vacas, que produzem 700 litros de leite por dia.
“O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri e Agência de Desenvolvimento Regional está constantemente desenvolvendo e fortalecendo as atividades produtivas com valorização das vocações locais e contribuindo com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios”, destaca o gerente de agricultura da ADR Itapiranga, Zaclir Stolarski.
De acordo com o extensionista da Epagri, Luiz Espindola, entre as principais ações que o Governo do Estado está desenvolvendo por intermédio da Epagri e que contemplam diretamente os produtores rurais da região estão o Programa SC Rural e o Programa Terra Boa com disponibilização de sementes de milho, calcário e kit forrageira. Luiz acredita que em breve mais agricultores da região serão contemplados com recursos por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR).
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}