Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governo do Estado busca...

Governo do Estado busca em Brasília soluções para a redução das filas de cirurgias

A redução das filas de cirurgias eletivas em Santa Catarina esteve em pauta na agenda da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em Brasília, nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27. A secretária ainda abordou a questão do piso salarial da enfermagem.

“Precisamos retirar os pacientes da fila de espera de cirurgias e exames o mais rápido possível. Essa é uma determinação do governador Jorginho Mello e uma meta da nossa gestão frente à Secretaria de Estado da Saúde”, destacou a secretária. Está prevista a liberação pelo Ministério da Saúde de R$ 20 milhões a Santa Catarina, para a execução do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas nos estados.

Além de tratar da redução das filas, a secretária da saúde debateu outras pautas urgentes para o estado durante a primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) – que congrega estados, municípios e Ministério da Saúde. Uma delas foi a portaria que vai destinar mais de R$ 100 milhões para a ampliação do acesso à reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas.

Durante a reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), a secretária Carmen Zanotto fez um apelo para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, viabilize, o mais rápido possível, a regulamentação do piso salarial da enfermagem.

“Precisamos garantir o que está na Emenda Constitucional 127, promulgada pelo Congresso Nacional, que é assegurar os recursos necessários para a implantação do piso em cada um dos municípios e dos serviços de saúde”, enfatizou a Secretária.

Nesta sexta-feira, 27, termina o prazo do Grupo de Trabalho que foi instituído pelo Ministério da Saúde com a finalidade de avaliar e propor critérios para a implementação do piso salarial nacional da enfermagem. O Fórum Nacional de Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde participam do GT.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support