Governo do Estado busca em Brasília retomada da obra de contorno ferroviário em São Francisco do Sul
Por determinação do governador Jorginho Mello, os secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins e de Articulação Nacional Vânia Franco estiveram na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Brasília, nesta quarta-feira, 17.
O objetivo do encontro com o analista do DNIT, Jean Carlo Trevisolo de Souza, foi levantar informações e retomar as discussões sobre as obras de contorno ferroviário em São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Joinville, que estão paradas há aproximadamente 10 anos.
Durante a conversa, o analista do DNIT informou que o processo em São Francisco do Sul está avançado e que é visto como prioridade.
Para 2023, há R$ 53 milhões empenhados para a obra, e a licença ambiental necessária para a retomada dos trabalhos foi expedida pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) neste ano. Na reunião, foram discutidas também as situações dos contornos de Jaraguá do Sul e Joinville.
De acordo Jean Carlo, existe grande possibilidade da retomada dessas obras, já que o Ministério dos Transportes anunciou um prepasse de R$ 20 bilhões ao órgão.
Repórter: Felipe Reis