Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado avança...

Governo do Estado avança em estratégias de combate às drogas

Elaborado com a parceria entre diferentes secretarias e órgãos públicos, o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas avança para uma nova etapa. O documento foi desenvolvido com o objetivo de constituir uma rede de parcerias entre estruturas governamentais, conselhos estaduais e municipais de entorpecentes e o terceiro setor.

Nesta quarta-feira, 13, o plano foi apresentado oficialmente ao governador Raimundo Colombo, contendo diagnósticos regionais para o levantamento de ações e estratégias prioritárias e para a definição de prioridades para os investimentos no setor. O governador autorizou a realização de uma rodada de apresentação dos dados em todas as regiões mapeadas.

 

 “Esse plano é o diagnóstico de Santa Catarina no sentido de que todas as instituições públicas formem uma rede de combate às drogas no Estado. Nosso próximo passo é voltar às sete mesorregiões mapeadas, criar um conselho nestas localidades e começar a abordar preventivamente escolas e órgãos de saúde no combate às drogas, principalmente junto às crianças e adolescentes”, explicou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira.

O secretário afirmou que será realizada uma nova reunião para definição de um cronograma para retorno às regiões mapeadas, com prioridade às cidades litorâneas e portuárias.

Entre as ações prioritárias, o plano destaca o programa Reviver, que está sendo realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A iniciativa trata de prevenção às drogas e tratamento de dependentes, contando com recursos do Governo do Estado para manutenção de vagas e capacitação dos técnicos de comunidades terapêuticas catarinenses.

O plano também propõe medidas como a promoção de campanhas nas diversas mídias para prevenção contra o uso e abuso de álcool e outras drogas e de campanhas para divulgação dos serviços das redes; e a formação e qualificação permanente intersetorial dos profissionais da rede; entre outras.

A comissão de elaboração do plano contou com representantes das secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Saúde; Educação; Segurança Pública; Justiça e Cidadania; e de instituições como a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Cruz Azul, Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas e Instituto Programa de Alerta aos Pais. Mais informações sobre as ações desenvolvidas podem ser acompanhadas pelo site: www.vencerasdrogas.sc.gov.br.

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, em 2012.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support