Governo do Estado autoriza trabalhos da etapa final da restauração da Ponte Hercílio Luz
A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, avança para a reta final. Foi assinado na manhã desta quinta-feira, 10, o contrato do Governo do Estado com o Grupo Teixeira Duarte para a última etapa de trabalho, orçada em R$ 262,9 milhões e com prazo de execução previsto em 30 meses. O documento foi assinado pelo governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado e representantes da empresa, em ato no Centro Administrativo, em Florianópolis. Os recursos, já assegurados, integram o programa Pacto por Santa Catarina.
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“Trata-se de uma obra que nos desafia em todos os sentidos, uma obra que ficou muito tempo parada e que tem uma complexidade de engenharia talvez única no mundo. Mas vencemos os obstáculos burocráticos e financeiros e, agora, estamos otimistas com a conclusão dos trabalhos para a entrega da restauração, que ao mesmo tempo será um ganho em mobilidade e um ato de preservação do nosso patrimônio histórico”, destacou o governador Raimundo Colombo.
O Grupo Teixeira Duarte foi contratado com dispensa de licitação. O procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, explicou que o procedimento foi possível porque a obra atende requisitos como restauração de objeto histórico de autenticidade certificada. E pode ser enquadrado, ainda, em procedimento de inexigibilidade de licitação, diante da inviabilidade de competição, da natureza singular do serviço e da especialização da empresa contratada.
O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, lembrou que, já se preparando para a última etapa das obras, em dezembro de 2015 o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para o Tribunal de Justiça, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e a Assembleia Legislativa (Alesc). “Foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para garantir a segurança necessária ao processo”, ressaltou.
Os secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e da Infraestrutura, João Carlos Ecker, e o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, também participaram da assinatura do contrato.
Grupo Teixeira Duarte
A etapa anterior, a construção da estrutura de sustentação da ponte, foi realizada pela empresa Empa, que também faz parte do Grupo Teixeira Duarte, sendo concluída nesta semana, um mês antes do prazo previsto, que era abril deste ano. A chamada ponte segura é composta por quatro torres ligadas por cinco treliças, formando uma complexa estrutura que sustentará a ponte durante o trabalho de restauração. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e a quarta em fevereiro e, em março, a última. “O portfólio do Grupo Teixeira Duarte e a execução da etapa anterior deixam o governo tranquilo e seguro com o novo contrato”, defendeu o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.
Fundado em 1921, o Grupo Teixeira Duarte conta com mais de 13 mil trabalhadores operando em 16 países. Em seu portfólio, estão grandes obras de infraestruturas como pontes, barragens, hospitais, estradas e outras obras públicas, além de grandes edifícios. O diretor internacional do grupo, Helder Matos, e o diretor para o Brasil, João Pedro Lopes, apresentaram o cronograma da nova etapa, destacando que o projeto, por sua peculiaridade, tem atraído o interesse de universidades e centros de pesquisa de engenharia de todo o mundo.
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Os principais passos da etapa final:
Trabalhos preparatórios (montagem de canteiros e gruas)
Reforço das fundações
Instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga (suspensão do vão central)
Reforço da estrutura central da ponte
Montagem das novas barras de olhal
Transferência de carga definitiva (ponte volta a sustentar o próprio peso)
Montagem de novo pavimento (pavimento rodoviário e ciclovia)
Desmontagem da estrutura provisória – transferência de carga para a estrutura da ponte
http://www.youtube.com/watch?v=o2AiCEavra8&feature=youtu.be
Histórico da Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.
Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial da obra, o Governo do Estado contratou a empresa Empa para a conclusão da etapa da ponte segura. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.
Em outubro de 2015, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que fazem a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, trabalho concluído neste mês de março.
Novo site para transparência da obra
O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira, 10, o site www.pontehercilioluz.sc.gov.br que trará informações sobre o andamento das obras de restauração do famoso cartão postal catarinense. O secretário de Estado da Comunicação, Walter Bier, explicou que o objetivo é garantir ainda mais transparência em todo processo, reunindo notícias, documentos e imagens em uma espécie de museu virtual da obra.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
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