Governo do Estado autoriza início de Plano de Bacia Hidrográfica no Extremo-Oeste
O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, lançou na tarde desta quinta-feira, 7, a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas na Associação de Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc), em São Miguel do Oeste. “Este é um estudo necessário para traçar o diagnóstico da situação das águas na região, com informações sobre a quantidade e qualidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região. Aqui nós estamos discutindo o futuro e o cuidado com nosso bem mais precioso”, explica Chiodini.
A Fai Faculdades de Itapiranga foi a instituição contratada pelo Governo do Estado para desenvolver o plano. O investimento de R$ 1.565.000,00 é do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O estudo terá duração de 18 meses e apontará potenciais conflitos de uso dos recursos hídricos, possibilitando ações para reverter ou evitar problemas, como escassez de água ou cheias, por exemplo. O trabalho será dividido em três etapas que compreendem a elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu, a identificação de cenários futuros e a análise de estratégias para a compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.
O ato teve a participação do secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider. Segundo o secretário, mais de 30 municípios serão atendidos com esse plano que será uma importante ferramenta para futuros investimentos e o desenvolvimento sustentável dos municípios contemplados.
O evento contou com a presença também do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, o prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar e vários profissionais que atuam na área de recursos hídricos.
Inovação
Em seguida, o secretário da SDS participou de uma reunião para debater a instalação de um Centro de Inovação em São Miguel do Oeste. “O governador Raimundo Colombo está sensibilizado e nós estamos trazendo o programa catarinense de inovação também para o Extremo-Oeste catarinense. Este é um importante projeto e a região merece”, revela Carlos Chiodini.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}