Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Governador em exercício assina...

Governador em exercício assina termo para uso de tornozeleiras eletrônicas em detentos do Presídio de Blumenau

Foto: Neiva Daltrozo/Secom

>>Mais fotos na Galeria

O governador em exercício Nelson Schaefer Martins assinou na noite desta quarta-feira, 28, o Termo de Cooperação Técnica, para o Projeto Piloto de Monitoramento Eletrônico dos apenados do Presídio Regional de Blumenau. Serão testadas, por um período de 60 dias, cem tornozeleiras eletrônicas em presos do regime semiaberto. A assinatura ocorreu no auditório da Secretaria Regional de Blumenau, no Vale do Itajaí, com a presença dos secretários de Estado da Justiça e Cidadania, Sady Beck Junior; da Comunicação, Nelson Santiago; da Segurança Pública, César Augusto Grubba e da SDR Blumenau, Lúcio César Dib Botelho; do procurador do Estado, Lio Marcos Marin; e da desembargadora do Tribunal de Justiça, Salete Sommariva.

“É um projeto importante para o Governo do Estado e também para o judiciário, porque a implantação dessas tornozeleiras representa a possibilidade de retirarmos presos do Presídio de Blumenau, que se encontra com a capacidade superada”, disse o governador em exercício.

Martins explicou ainda que essa é uma forma de permitir que os presos tenham condições de produzir e viver socialmente. “É uma forma de reintegração social e do tratamento adequado desses apenados, que se encontram em uma situação delicada, embora com as restrições impostas pela lei”, concluiu.

O termo entre o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), de Segurança Pública (SSP), o Tribunal de Justiça de SC (TJSC) e o Ministério Público de SC (MPSC), visa regulamentar o Projeto Piloto, que será implantado, a partir do dia 15 de junho, no Presídio Regional de Blumenau.

“É muito importante a parceria que existe entre os dois poderes, no trabalho de ressocialização dos apenados em Santa Catarina. Estes equipamentos vão possibilitar mais controle com os presos e segurança”, enfatizou Sady Beck Junior.

Os equipamentos utilizados serão cedidos por empresas privadas consolidadas no mercado nacional. O projeto terá duração de dois meses, podendo ser prorrogado até a finalização do processo licitatório da SJC, para a compra de novos equipamentos. A intenção é contemplar outras unidades do sistema prisional. 

>>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Informações adicionais:
Rafael Vieira de Araujo
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 9116-8992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support