Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado assina...

Governo do Estado assina convênio do Plano de Bacia do Rio Itapocu

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, assinou nesta quarta-feira, 16, na sede da AMVALI, em Jaraguá do Sul, o plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.  O estudo vai apontar a capacidade hídrica, recuperação de áreas degradadas, desassoreamento, entre uma série de medições do rio que visam evitar cheias e alagamentos. “Este era um anseio muito forte da nossa região, e lutamos muito para conquistar o recurso e tirar o plano do papel ainda em 2015. O benefício será para todo o Vale do Itapocu”, explica o secretário Chiodini.

 

O projeto vai custar R$1,7 milhão, e tem como prazo de execução 18 meses, com o primeiro repasse de 50% do valor na assinatura do convênio que envolve a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e com o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Itapocu.

Uma equipe de pesquisadores da UNISUL será responsável pela elaboração do documento, que vai beneficiar 13 municípios. O Plano da Bacia do rio Itapocu permitirá que o governo e a sociedade conheçam a situação das águas da região, em termos de qualidade e de quantidade, e identifiquem potenciais conflitos de uso, possibilitando estabelecer diretrizes e ações a fim de compatibilizar os diversos usos da água. O trabalho será dividido em três etapas que compreendem: a elaboração de um Diagnóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu; a identificação de cenários futuros para a gestão de recursos hídricos na bacia do rio Itapocu e enquadramento das águas superficiais. Essa última etapa consiste na análise de estratégias de intervenção, visando à compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.

“O que estamos fazendo é somar todo o conhecimento que hoje temos para construir um inventário desta parceria de qualidade e quantidade. É em nome do futuro que começamos a trilhar este caminho a partir de agora, com uma base conhecida de estatísticas e vivências. Planejar a utilização das aguas da região é planejar o desenvolvimento”, destacou o secretário Chiodini. 

Segundo o presidente do Comitê do Rio Itapocu, Sergio Victor Santini, sem este planejamento, seriam perdidas informações importantes para se chegar a um resultado positivo. Este é o momento-chave da história da bacia, em que vamos fazer o planejamento de médio, curto e longo prazo do rio que queremos.  Este plano será feito com a participação da população, afirmou.

Fonte: Fabio Lima

Assessor de Imprensa

Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina

48 – 3665.2255 – 48 – 9155.2727 – 9924.2644

{article Ana Cenatti – SDR Jaraguá do Sul – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support