Governo do Estado apresenta concessão do Transporte Aquaviário na Grande Florianópolis
O Governo do Estado realizou nesta segunda, 12, no Teatro Pedro Ivo, na Capital, uma audiência pública sobre a concessão do Transporte Público Aquaviário de Passageiros na Grande Florianópolis.
Aberto à comunidade, o evento também foi transmitido ao vivo e segue disponível no*canal do Youtube do Governo de Santa Catarina. Foi apresentado o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do modal aquaviário.
Há viabilidade para duas rotas, com tarifas de, no máximo, R$ 6,50: de Barreiros, em São José, ao Centro de Florianópolis, e da Beira-Mar de São José ao Centro da Capital.
Estão previstas travessias diárias de 15 em 15 minutos, entre as 5h e a meia-noite, em barcas com para 140 passageiros.
A empresa que vencer a licitação deverá construir três terminais de passageiros, com estrutura moderna, píer flutuante, rampa de embarque, espaços comerciais, praça de alimentação, estacionamentos e integração com o modal rodoviário.
Em Florianópolis, por exemplo, a estação aquaviária ficará ao lado do CentroSul, com acesso ao TICEN, por meio de uma passarela. Em contrapartida, o Estado aportará R$ 259 milhões ao longo de quatro anos.
Para o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, o transporte aquaviário irá melhorar a mobilidade na área metropolitana da Capital:
SONORA
Os documentos que envolvem o estudo e a concessão estão disponíveis para consulta até o dia 23 de janeiro, no site especial.sc.gov.br/ppi.
Passado o prazo da consulta, o material será encaminhado para a análise do Tribunal de Contas de Santa Catarina e, depois, a licitação poderá ter início.