Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governo do Estado anuncia...

Governo do Estado anuncia motolâncias do Samu em Chapecó e Itajaí

Foto: Marco Favero / SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) aprovaram a implantação de quatro motolâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): duas em Chapecó e duas em Itajaí. Para o serviço iniciar, o próximo passo é a aquisição das motos e o treinamento das equipes com o curso de pilotagem defensiva. 

As motolâncias têm beneficiado os usuários por vários motivos e oferecem vantagens com relação às ambulâncias convencionais. A rapidez e a eficiência no atendimento de emergências são os principais fatores. O serviço facilita o acesso aos locais de grandes congestionamentos e os de difícil entrada – vielas estreitas, comunidades de difícil acesso e áreas rurais -, além de diminuir o tempo resposta das ocorrências.

“A crescente demanda pelo serviço de emergência e o desafio de realizar um atendimento mais rápido e com qualidade, impulsiona a adoção de soluções inovadoras, como é o caso das motolâncias”, considera Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

As motolâncias são pilotadas por um técnico de enfermagem treinado para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente. Elas estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados com a saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, cilindro de oxigênio, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA).

Para Dionísio Medeiros, diretor do APH Móvel, a implantação de motolâncias tem o potencial de melhorar significativamente a eficiência do atendimento de emergência e aumentar as chances de sobrevivência em casos críticos. “Esse impacto é especialmente notável em cidades com altos índices de acidentes de trânsito, onde cada minuto conta pra salvar uma vida”, ressalta ele.

Como uma solução inovadora e eficaz para enfrentar os desafios do atendimento de emergências em ambientes urbanos complexos, as motolâncias também salvam vidas e promovem uma saúde pública mais eficiente e acessível. 

Ampliação das motolâncias

Os secretários Municipais de Saúde que têm interesse em implantar as motolâncias deverão efetuar o pedido através de um ofício com anuência do prefeito, para a Superintendência de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SUE/SES), para efetivar o processo. Antes da ampliação do serviço será realizado um estudo de viabilidade, com detalhamento técnico, para ter conhecimento se é possível realizar o serviço na localidade. Além disso, vale ressaltar que os municípios deverão ter a Unidade de Suporte Básico (USB) ativa para a viabilização das motolâncias.

Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support