Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo do Estado amplia...

Governo do Estado amplia análise de amostras de água devido ao aumento de casos de doenças diarreicas

Equipes do Governo do Estado vão ampliar o trabalho de coleta e análise das amostras de água de rios e do mar no Litoral catarinense.

A ação se deve ao aumento de registros de doenças diarreicas agudas nas cidades litorâneas.

O trabalho envolve equipes das diretorias de Vigilância Epidemiológica e Sanitária e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios.

Inicialmente, as coletas serão intensificadas até o dia 31 de janeiro nas cidades de Piçarras, Barra Velha, Penha, Navegantes, Porto Belo, Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Governador Celso Ramos e Florianópolis

A testagem é feita para quatro vírus: Hepatite A, rotavírus, norovírus e adenovírus.

O aumento de casos dessas doenças nesta época do ano se deve à ingestão de água e alimentos contaminados ou mal conservados devido ao calor, além do contato com outras pessoas doentes.

Os sintomas geralmente são leves, mas os grupos de maior risco como crianças e idosos podem ter sintomas agravados, principalmente a desidratação.

Algumas medidas ajudam na prevenção como lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel, beber água filtrada, tratada ou fervida, não consumir alimentos fora do prazo de validade ou com aroma, cor e sabor alterados e evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos, principalmente carnes, pescados e mariscos.