Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Governo do Estado amplia...

Governo do Estado amplia acesso aos postos do Sine

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), amplia a atuação dos postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado. Neste ano, em parceria com as prefeituras 12 unidades avançadas foram abertas em SC com o objetivo de facilitar o acesso do trabalhador às ações oferecidas nos postos.

Crédito: Cláudia Marcelo de Lima / SST

Além de buscar as vagas de emprego e fazer o encaminhamento para o seguro-desemprego, os postos do Sine oferecem orientações sobre outros programas como Juro Zero, Economia Solidária (em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável) e cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destaca que a descentralização permite mais aproximação com o cidadão. “Este governo quer estar cada vez mais próximo das pessoas e está transformando os postos do Sine de simples agência de atendimento a desempregados para agências de trabalho, emprego e renda. Não só inserimos a documentação para o seguro-desemprego, como orientamos as pessoas sobre cursos de qualificação e outros programas como o Juro Zero, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) com o objetivo de ampliar a capacidade profissional e a renda”, ressalta.

Em Santa Catarina, o Sine está vinculado à SST e oferece serviços aos trabalhadores em 118 unidades. São 22 postos de execução direta do governo do Estado e outros 96 postos conveniados com as prefeituras.

O secretário ressalta que o objetivo é descentralizar ainda mais as ações. “Estamos em tratativas com outras prefeituras para abrirmos mais unidades. Vamos ultrapassar a meta de 120 postos neste ano”, comemora.

Para este mês estão previstas visitas a municípios para firmar acordo de abertura de mais postos, além de visitas de supervisão da rede para levantamento sobre as condições físicas, acessibilidade e infraestrutura. Dois postos de atendimento foram revitalizados e receberam mobiliário e equipamento: o de São João Batista, na Grande Florianópolis; e o de Imbituba, no Sul.

Cursos de qualificação – As pessoas que buscam os postos do Sine recebem informações sobre os cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Para 2013 estão previstas 63 mil vagas para todo o Estado. Trinta e dois mil trabalhadores catarinenses frequentam as aulas. Os cursos são oferecidos por instituições como os Institutos Federais (IFSC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Senat, e atendem a pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Juro Zero – Os 118 postos de atendimento do Sine são rede de apoio às operações do programa Juro Zero da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) e prestam informações sobre o que é necessário para se tornar um microempreendedor individual (MEI). Com o programa, o MEI formalizado com receita até R$ 60 mil anual pode pegar empréstimo de até R$ 3 mil sem juros, além de receber qualificação profissional gratuita sobre empreendedorismo.

As informações prestadas pelo Sine são principalmente para os trabalhadores que buscam uma colocação no mercado após a conclusão dos cursos Pronatec Social e outros trabalhadores interessados na formação de empreendimentos e criação do próprio negócio.

Geração de renda e economia solidária – A SST prevê convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (MTE) para executar no Estado projeto de fomento ao empreendedorismo e economia solidária. O objetivo é elevar a renda, melhorar a qualificação profissional com a promoção de feiras, rodadas de negócios e incentivo ao microcrédito.

 

Unidades do Sine abertas no primeiro semestre
Florianópolis – Canasvieiras e Rio Tavares, Ilhota, Piçarras, Monte Castelo, Barra Velha, Água Doce, Lages, Imaruí, Três Barras, Otacílio Costa, São João Batista.

 

Unidades previstas no segundo semestre:
Vargem Bonita, Cunhã Porã, Meleiro, Porto Belo e Bombinhas.

 

Informações adicionais:
Cláudia Marcelo de Lima 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação 
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support