Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governo do Estado abre...

Governo do Estado abre mais oito leitos de UTI no Hospital Maicé, em Caçador

Foto: Divulgação / SES

O Governo do Estado dá mais um passo importante para fortalecer e ampliar a rede de atendimento da saúde pública. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos no Hospital Maicé, de Caçador, nesta quinta-feira, 4. Agora, o Estado passa a ter 158 novos leitos de UTI somados aos já existentes.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destaca o compromisso da gestão em reforçar a assistência à saúde em todo o estado. “Estamos buscando ativar todos os leitos possíveis dentro da rede hospitalar própria e da conveniada. Estamos trabalhando intensamente em parceria com os hospitais e as Secretarias Municipais de Saúde para garantir o atendimento pleno aos pacientes graves e acesso amplo aos serviços de saúde, cumprindo a determinação do governador Jorginho Mello que é ampliar os atendimentos e encurtar distâncias”, afirma.

Para garantir o pleno funcionamento dos leitos, o Estado vai custeá-los até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Será repassado R$1,2 mil por leito de UTI SUS vago ou não e, no caso do leito ocupado, o valor sobe para R$1,8 mil. 

Os novos leitos estão distribuídos entre neonatais (53), pediátricos (41) e adultos (64). Eles foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses, abrangendo Araranguá, Blumenau, Brusque, Itajaí, Lages, Mafra, São José, Sombrio e Caçador.

A iniciativa tem impacto direto no aumento da capacidade de atendimento, proporcionando não apenas a ampliação do suporte a pacientes críticos, mas também impulsionando a realização de cirurgias eletivas.

Ainda no mês de abril, está prevista a entrega de mais 10 leitos de UTI em Joaçaba e 15 no município de Lages. Com a abertura de todos esses leitos, a SES ultrapassa a meta estipulada inicialmente (170) e poderá chegar a 183 novos leitos.

Veja onde estão localizados os novos leitos de UTI:

Extremo Sul Catarinense

  • Araranguá: 8 leitos neonatais no Hospital Regional Affonso Guizzo
  • Sombrio: 10 leitos pediátricos e 8 leitos para adultos no Hospital Dom Joaquim


Vale do Itajaí

  • Blumenau: 2 leitos neonatais no Hospital Santa Catarina e 10 neonatais no Hospital Santo Antônio.
  • Brusque: 21 leitos pediátricos, 10 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Imigrantes; além de 6 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Azambuja.


Foz do Rio Itajaí

  • Itajaí: 20 leitos para adultos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, além de 10 leitos pediátricos no Hospital Pequeno Anjo.


Serra Catarinense

  • Lages: 6 leitos neonatais no Hospital Tereza Ramos.


Planalto Norte

  • Mafra: 1 leito neonatal no Hospital Maternidade Catarina Kuss e 8 leitos para adultos no Hospital São Vicente.


Grande Florianópolis

  • São José: 10 leitos neonatais no Hospital Regional de São José.


Meio Oeste

  • Caçador: 8 leitos para adultos no Hospital Maicé.

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support