Governo do Estado abre inscrições para projetos nas áreas de turismo, cultura e esporte
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itapiranga recebe propostas de entidades aptas para concorrer à obtenção de recursos através de convênio com o Governo do Estado. As regras e normas para enquadramento foram definidas pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esportes, em Florianópolis. Os proponentes podem ser prefeituras, entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril de 2016.
Para concorrer ao apoio financeiro proveniente dos fundos, o proponente deverá, primeiramente, realizar o cadastro no Sistema de Transferência do Governo do Estado. Após esta etapa, é preciso encaminhar para a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) os documentos exigidos. A ADR confirmará as informações do cadastro. Se aprovado, o proponente receberá um login e senha para acessar o Sistema de Transferências para incluir a proposta.
Conforme a gerente de Cultura, Turismo e Esportes na ADR Itapiranga, Camylle Schäfer, todos os projetos inscritos passam pela análise técnica para enquadramento nas políticas de turismo, cultura ou esporte, análise da documentação e orçamento. De acordo com a gerente, depois disso são avaliados pelo Conselho Estadual e Comitê Gestor de cada área. Acrescenta ainda que o repasse do apoio financeiro ao proponente selecionado está sujeito à disponibilidade de recursos em cada fundo.
“As principais dificuldades para contemplar entidades estão relacionados à má formulação dos projetos e, principalmente, à falta de documentação e legalidade das mesmas. O grau de exigência é muito grande e um dos itens básicos é a exigência de escritura do terreno e averbação das sedes na escritura. Colocamo-nos à disposição das entidades para mais esclarecimentos”, informa Camylle.
Sobre os fundos
O Funturismo pretende destinar recursos para qualificação de profissionais que atuam nos diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo, por meio de ferramentas que ampliem o conhecimento técnico-operacional, estimulando a profissionalização e qualificação dos serviços ofertados. A execução deve ocorrer até 31/12/2016.
Por meio do Funcultural, será possível obter recursos para projetos que visam desenvolver, implementar e ampliar em todas as regiões do Estado ações de formação e capacitação para grupos de agentes, gestores e sociedade em geral nas diversas áreas culturais e artísticas, respeitando a diversidade e identidade cultural. O projeto deve ser executado até 31/12/2016.
Já pelo Fundesporte será possível obter recursos para apoiar atletas individuais e equipes praticantes do desporto de base e alto rendimento em modalidades olímpicas, não olímpicas, paralímpicas, não paralímpicas nos níveis internacional, sul americano, nacional e estadual.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}